73% das grandes indústrias têm plano de investimento produtivo em 2024

19/03/2024

Imagem: Freepik

 

O ímpeto para investir entre as grandes indústrias brasileiras mostra sinais de crescimento, com a pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) revelando um aumento na proporção de grandes empresas com planos de investimentos de 68% em 2023 para 73% em 2024. Este aumento indica um potencial fortalecimento da capacidade produtiva e aprimoramento dos processos produtivos no setor. 

De acordo com Mário Sérgio Telles, superintendente de economia da CNI, a expansão ou melhoria da capacidade e dos processos produtivos lideram os objetivos de investimento, cada um com 42% das intenções, seguidos por uma menor ênfase em novos produtos e processos.

A pesquisa aponta para uma recuperação do apetite por investimentos após um ano marcado por um baixo percentual de empresas investindo e desapontamento com os resultados desses investimentos. O equilíbrio nas intenções de investimento entre aumentar a capacidade produtiva e aprimorar processos reflete a expectativa de crescimento da demanda e a necessidade de modernização, em linha com a neoindustrialização, que inclui inovação e responsabilidade ambiental.

No entanto, o financiamento desses investimentos revela uma cautela significativa em relação ao alto custo do crédito, com 39% das grandes empresas planejando utilizar exclusivamente recursos próprios. Enquanto isso, 29% pretendem financiar a maior parte de seus investimentos com recursos internos, e apenas um pequeno grupo optará por recorrer integralmente a recursos de terceiros. Este cenário financeiro destaca uma preferência por uma abordagem conservadora ao financiamento de novos investimentos, priorizando a autossuficiência financeira em um contexto de incerteza econômica.