Abertas inscrições para segunda edição do Elas Exportam

19/02/2024

Imagem: Freepik

 

Em edital conjunto, a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos)  e o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) lançaram a segunda edição do “Elas Exportam”, programa de mentorias que busca aumentar a participação de empresas lideradas por mulheres no comércio exterior. Estudo da Secretaria de Comércio Exterior do MDIC, feito em 2023, constatou que apenas 14% das empresas exportadoras brasileiras possuem preponderância feminina em seus quadros societários.

A primeira edição, no ano passado, recebeu mais de 500 inscrições e culminou em 20 duplas de mentoria – reunindo, de um lado, empresárias experientes em comércio exterior, e, de outro, empresas lideradas por mulheres que pretendem começar a exportar.

Na segunda edição, serão 30 duplas, com foco nos setores de higiene pessoal, perfumaria, cosméticos, vestuário e têxtil. Interessadas em participar devem preencher o formulário de inscrição até as 23h59 de 23 de fevereiro. O edital completo está aqui.

Os encontros das participantes ocorrerão ao longo do primeiro semestre de 2024 e terão o formato de mentorias individuais e sessões coletivas de oficinas e seminários. Todas as candidatas que cumprirem as condições de participação serão avaliadas de acordo com os critérios de seleção descritos no edital.

 

Para ser mentorada

As candidatas devem se enquadrar nas condições de participação do edital, tais como:  i) obrigatoriamente pertencer aos setores selecionados; ii) ser proprietária, fundadora ou ocupar cargo de liderança em empresa que tenha produto ou serviço com potencial de exportação; iii) ter Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo.

 

Para ser mentora

No caso das mentoras, elas devem ter experiência em comércio exterior, além de serem proprietárias, fundadoras ou ocuparem cargo de liderança em empresa, com CNPJ ativo e exportação de produtos ou servic?os próprios. Empresas de consultoria não serão admitidas. Para as mentoras, não há restrição para seleção de empreendedoras provenientes de outros setores. No entanto, aquelas que possuírem atuação ou experiência nos setores abarcados pelo programa receberão pontuação extra, conforme edital.

Saiba mais: https://apexbrasil.com.br/br/pt/conteudo/noticias/Abertas-inscricoes-para-segunda-edicao-do-Elas-Exportam.html