ABIMÓVEL, APEX-BRASIL E SÃO PAULO NEGÓCIOS REALIZARAM SEMINÁRIO PARA INDÚSTRIAS DE MÓVEIS DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

26/11/2018

A Abimóvel, a Apex-Brasil e a São Paulo Negócios realizaram na última quinta-feira, 22 de novembro, em São Paulo, um seminário de capacitação com foco em iniciativas de fomento às exportações, por meio do Projeto Brazilian Furniture. O seminário era voltado às indústrias de móveis não exportadoras ou iniciantes na exportação do município de São Paulo.

O evento atraiu cerca de 20 empresas do setor moveleiro.

As exportações da indústria moveleira do país foram de US$ 460,9 milhões de janeiro a agosto deste ano, 11% de crescimento sobre o mesmo período do ano passado. Os maiores importadores de móveis brasileiros são Estados Unidos (30,7%), Reino Unido (10%) e a Argentina (9%). Em agosto, as exportações nacionais somaram US$ 70,4 milhões, aumento de 11% em relação a julho.

“São Paulo é muito forte principalmente no segmento de design de móveis, um dos requisitos fundamentais para o sucesso dos fabricantes na hora de exportar. O seminário visou ajudar as empresas participantes a compreender o funcionamento dos programas de fomento oferecidos hoje aos exportadores do setor, que têm grande potencial de crescimento”, explica Juan Quirós, presidente da São Paulo Negócios, agência municipal de promoção de investimentos e exportações. 

Atualmente, as exportações de móveis representam apenas 3,5% do faturamento da indústria mobiliária. Os três estados da região Sul são os maiores exportadores de móveis do país. Juntos, Santa Catarina (40,8%), Rio Grande do Sul (26,2%) e Paraná (13,7%), correspondem a 80,7% do total.

“A realização deste Seminário em conjunto com a São Paulo Negócios visa sensibilizar e apresentar as oportunidades de negócios para as indústrias moveleiras do município de São Paulo, no que tange à exportação. É importante destacar que São Paulo é o 4º maior estado exportador de móveis e colchões do país, portanto números extremamente representativos para o setor”, explicou Daniel Lutz, presidente da Abimóvel.

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!