ABIMÓVEL apresenta indicadores atualizados das exportações de móveis e colchões no 4º trimestre de 2023

21/12/2023

Imagem: Freepik

 

Como a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) vem retratando ao decorrer do ano, as exportações da indústria brasileira de móveis e colchões enfrentam flutuações em 2023. No terceiro trimestre, após experimentar uma ascensão de 18,9% em receita no acumulado dos meses de julho e agosto, a atividade caiu 12,3% em setembro. Equilibrando-se, contudo, no início do último trimestre, com um crescimento modesto de 0,2% em outubro sobre o mês anterior, o que sugere uma perspectiva mais estável para o fechamento do ano. 

Os indicadores fazem parte de levantamento do IEMI, com base nos dados oficiais da Balança Comercial brasileira, para o Projeto Setorial Brazilian Furniture, iniciativa idealizada pela ABIMÓVEL em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de impulsionar as exportações brasileiras no setor moveleiro.

Balança Comercial em outubro de 2023

Em outubro de 2023, as exportações brasileiras de móveis e colchões totalizaram US$ 62,1 milhões em receita, com mais de 1,74 milhões de peças comercializadas no exterior.

Screenshot 2023-12-11 at 18-52-15 Slide 1 - TM_MOVEIS E COLCHOES_COMEX_NOVEMBRO.pdf

 

Ao se analisar o cenário mais amplo, no acumulado do ano (janeiro até outubro) foram exportados aproximadamente US$ 605,9 milhões em produtos acabados no setor, refletindo assim um declínio de 13,8% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Nos últimos 12 meses, essa retração foi mais expressiva, atingindo 16,9%, destacando os desafios persistentes no mercado internacional.

 

 

Irineu Munhoz, presidente da ABIMÓVEL, comentou sobre os resultados, destacando a importância de medidas estratégicas para impulsionar as exportações do setor. Munhoz ressaltou que a parceria com a ApexBrasil por meio do Projeto Brazilian Furniture, por exemplo, é fundamental para fortalecer a presença internacional das empresas brasileiras de móveis e colchões.

“Estamos cientes dos desafios enfrentados, mas continuamos focados em explorar oportunidades de crescimento nos mercados internacionais com uma série de atividades já programadas para o primeiro e o segundo semestre de 2024, abrindo o ano com a participação de 27 empresas brasileiras na Missão Comercial IMM Cologne, na Alemanha. Essas ações realizadas por intermédio do Brazilian Furniture são essenciais para promover a competitividade, a sustentabilidade, o design integrado à indústria e a inovação em nosso setor”, afirmou Munhoz.

 

Projeto Setorial Brazilian Furniture

O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que tem por objetivo incrementar a participação da indústria brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas tendo como base os pilares da sustentabilidade, competitividade e do design integrado à indústria, voltados para o mercado global.

A proposta de promoção comercial em alinhamento prevê um trabalho robusto, com ações estruturantes e estratégicas em mercados-alvos prioritários e secundários, tanto em formato físico quanto remoto, ampliando ainda mais as possibilidades de participação e engajamento das empresas associadas ao projeto e compradores internacionais.

Visite: brazilianfurniture.org.br 

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com