ABIMÓVEL COMUNICA: Atualizações sobre o Projeto de Normalização de Móveis – Comissão de Estudos de Móveis Estofados-Sofás

03/11/2023

As atividades da Comissão de Estudos de Móveis Estofados-Sofás (ABNT CE-015.002.002) seguem em andamento, conforme calendário estabelecido, mesmo em face da mudança de Coordenador.

Até o momento, temos definido que a norma focará no produto, avaliando-se requisitos relacionados à resistência, durabilidade, estabilidade e segurança. Essa avaliação é válida para mobiliários de uso doméstico e não doméstico destinados a adultos com peso de até 110 kg. Importante ressaltar que tal processo não deverá levar em consideração os materiais, design, processo de fabricação do produto nem seus componentes. Além disso, a norma também não abordará resistência ao envelhecimento, degradação ou inflamabilidade e não se aplicará a assentos que já tenham norma específica.

Por outro lado, entre os assuntos pendentes para a próxima reunião oficial que ocorrerá no dia 09 de novembro de 2023, será discutida para consequente definição a utilização dos termos “sofás” e “poltronas”, especialmente quando nos referimos a “sofás de um assento” e o que até agora se entende como “poltronas”. Enfatiza-se aqui que atualmente existem normas da ABNT que fazem distinções entre esses produtos, sem, no entanto, especificarem claramente quais são suas diferenças. A própria norma de sofás, por exemplo, usa esses termos indistintamente.

Dessa forma, para evitar qualquer tipo de problemas futuros, sugere-se uma discussão prévia entre os fabricantes de sofás e/ou poltronas antes da próxima reunião com a ABNT.

Para facilitar essa comunicação, agendamos uma reunião virtual nesta próxima segunda-feira:

Data: 06/11/2023
Horário: 10h00 às 11h30
Link: Zoom Meeting

Aguardamos sua presença para darmos prosseguimento à discussão sobre a Norma de forma sempre assertiva e consensual.

 

Novembro, 2023
Direção da ABIMÓVEL