Abimóvel desenvolve programa de sustentabilidade com empresas exportadoras do setor moveleiro

28/02/2018

A Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), ligada ao Ministério das Relações Exteriores, está desenvolvendo no âmbito do Projeto Brazilian Furniture, um programa de sustentabilidade direcionado à Indústria Moveleira.

O Programa de Sustentabilidade Abimóvel 2018 desenvolverá um plano de soluções e diretrizes que orientará as empresas do Projeto na gestão, operacionalização e implementação de uma produção mais sustentável.

 

Etapas do Programa de Sustentabilidade

O objetivo do programa é detectar possíveis ações e demandas a serem implementadas pela indústria moveleira na melhoria da competitividade do setor no mercado internacional. Para tanto, a Abimóvel buscou no design thinking um novo caminho para a elaboração do projeto. A abordagem, que permite uma visão mais holística sobre o desafio, foca em criar inovações executáveis para o contexto das empresas.

A WHF Design Company, consultoria responsável pelo Programa, iniciou em janeiro um estudo que visa identificar, mapear e propor práticas para o desenvolvimento de uma gestão sustentável nas empresas do setor moveleiro do Brasil. O foco é entender todas as perspectivas da cadeia produtiva em âmbito global e transformar esses aprendizados em um plano prático que seja capaz de posicionar o país como referência no assunto.

O programa será realizado durante o ano de 2018, sendo os seis primeiros meses dedicados às pesquisas, investigações e à criação de uma matriz com indicadores para classificar a maturidade das empresas. Com todos os diagnósticos levantados, será elaborado um plano de trabalho para cada nível de maturidade contendo iniciativas voltadas a desenvolver a gestão sustentável das empresas.

 

Sustentabilidade no cenário atual

O tema sustentabilidade vem ganhando força a cada ano, sendo um ponto de extrema importância para o mercado atual. "Trabalhar de forma sustentável tornou-se imperativo para as empresas se manterem relevantes a longo prazo, uma vez que a credibilidade ambiental passou a ser um importante fator de competitividade tanto nacional como internacional", ressalta Daniel Luiz, presidente da Abimóvel.

Iniciativas como o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e seu Guia de Sustentabilidade Empresarial e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, lançada em 2015, confirmam a relevância das questões sustentáveis dentro do mercado de exportação.

 

Programa de Sustentabilidade Abimóvel 2018

Mais informações: 11 3817.8711

projetosustentabilidade@abimovel.com