ABIMÓVEL DIVULGA OS PRINCIPAIS INDICADORES DO MOBILIÁRIO DE ABRIL E MAIO

28/06/2018

Acompanhar as informações e movimentações do mercado de móveis é uma importante ferramenta para o planejamento de ações e das estratégias do setor. Assim, a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário divulga os principais indicadores, dados e percentuais, comparativos e avanços com base nos meses de abril e maio de 2018.

Em abril, as vendas do comércio varejista de móveis sofreram queda de 6,1% em volume de peças e de (-)5,7% em valores das receitas, com relação a março. No acumulado do ano, houve queda nas vendas em volume (-)1,1%, e nas vendas em valores (-)1,8%. 

O índice do varejo em geral teve variação negativa na ordem de 7,1% em volumes e de (-)6,6% em valores na variação mensal. No ano, o comércio em geral teve alta de 3,3% em volumes físicos e de 3,8% em valores nominais. 

As exportações do setor moveleiro somaram US$ 262,6 milhões entre janeiro e maio de 2018, resultado que representa crescimento de 5,2% em comparação com o mesmo período de 2017. Destaque nas exportações de móveis para os Estados Unidos, com participação de 26,4% dos valores exportados e um aumento de 7,6%. Em 2º lugar, houve 11,0% de participação do Reino Unido, e crescimento de 1,1% nos valores importados frente ao acumulado de janeiro a maio de 2017. E a Argentina, em 3º lugar, com 9,8% do total exportado e alta de 4,7% em comparação com 2017.  

Os três estados da região sul são os maiores exportadores de móveis do Brasil. Juntos, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, correspondem a 80% das exportações brasileiras de móveis entre janeiro e maio de 2018. Esses estados, em relação ao mesmo período de 2017, apresentaram crescimento nos valores exportados entre janeiro e maio. Nesse ranking, temos na sequência os estados da região sudeste, São Paulo e Minas Gerais, respectivamente.

 

CLIQUE E ACESSE O ESTUDO COMPLETO