ABIMÓVEL e APEX-BRASIL comemoram o sucesso do Projeto Comprador Movelsul 2018

23/03/2018

Realizado pela ABIMÓVEL - Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário, em parceria com a APEX-BRASIL - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, por meio do Projeto Brazilian Furniture, o Projeto Comprador Movelsul 2018 bateu recorde nesta edição da feira. Foram 1780 rodadas de negócios realizadas nos dias 13 e 14 de março entre 50 compradores internacionais de 20 países (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, Escócia, Estados Unidos, França, Guatemala, Kuwait, México, Nicaragua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana e Uruguai) e 115 empresas do setor brasileiro de móveis. O sucesso superou todas as expectativas, gerando US$3,6 milhões em negócios apenas com as empresas participantes do PBF (Projeto Brazilian Furniture).

A expectativa para os próximos 6 meses é que o Projeto Comprador Movelsul gere US$ 13,3 milhões em exportações. Portanto, o resultado da ação do Projeto Comprador Brazilian Furniture foi de US$ 16,9 milhões em negócios.

O PC consiste em rodadas de negócios entre o fabricante brasileiro de móveis e importadores de diversos países, fomentando as exportações brasileiras através de reuniões. Priorizando novas oportunidades aos exportadores brasileiros, mais de dois terços das rodadas de negócios da edição Movelsul 2018 foram com compradores novos, sem nenhum tipo de relação comercial estabelecida, anteriormente.

Os resultados são evidenciados na satisfação dos exportadores, onde 43% das empresas tiveram suas expectativas superadas através do PC Brazilian Furniture. Além do Projeto Comprador realizado pelo PBF, a Movelsul também contou mais dois, realizados pela ABILUX e pelo Sindmóveis, com a participação de 20 empresas compradoras, sendo que ambos também contaram com o apoio da APEX-BRASIL. 

Para Daniel Lutz, presidente da ABIMÓVEL: “O expressivo número de rodadas de negócios é resultado da reconhecimento internacional da qualidade do mobiliário brasileiro e dos trabalhos de inteligência realizados pelo Projeto Brazilian Furniture, para a promoção do setor de móveis no exterior”. Lutz comenta também sobre o importante papel da ABIMÓVEL para o setor, uma associação que, há mais de duas décadas, foca seus esforços para que as empresas moveleiras possam ascender tanto nacional quanto internacionalmente. A Associação visa fortalecer a indústria, bem como desenvolver ações estratégicas, de inteligência de mercado, promoção comercial e integração no país e no exterior.

Sobre o Projeto Brazilian Furniture, Lutz comenta: “Em 2005, com a parceria da APEX-BRASIL, criamos o Projeto Brazilian Furniture, uma ação que visa promover a internacionalização da indústria do mobiliário, por meio de um conjunto de ações que direcionam empresas à atuação no mercado internacional”, salienta o presidente. Hoje o projeto está estruturado para orientar e atender as necessidades das empresas, em cada nível de maturidade exportadora, com o intuito de fomentar e fortalecer as exportações e a imagem do setor.

Maurício Manfre, supervisor de projetos setoriais da APEX-BRASIL, destaca o empenho da ABIMÓVEL para disseminar a qualidade do móvel brasileiro a nível internacional: “É  importantíssimo que tenhamos um investimento forte, não somente em recursos financeiros, mas também de empenho da equipe. E a ABIMÓVEL, neste sentido, tem se empenhado intensamente para fazer com que o empresário brasileiro, com o seu produto seja reconhecido internacionalmente”, destaca Manfre.

 

Indústria moveleira com boas perspectivas para os próximos anos

Após um período de recessão, o setor moveleiro começa a dar sinais de retomada, principalmente quanto às exportações.  Segundo o IEMI - Inteligência de Mercado, em 2017, Estados Unidos, Reino Unido e Peru foram os países que mais importaram móveis do Brasil e a América Latina fechou o ano como o principal destino das exportações brasileiras. Nesse ranking, os dez primeiros países compraram mais de US$ 400 milhões. Destaque para o México e Estados Unidos que, entre 2012 e 2017, obtiveram uma taxa de crescimento de 16,8% e 13,5%, respectivamente. O segmento de móveis de madeira representou, também no último ano, a maior parcela das exportações em relação aos demais (estofados, móveis de metal e colchões), totalizando mais de US$450 milhões.

A América Latina apresenta um considerável potencial às exportações para os próximos anos. Estima-se que o consumo de móveis pelo México, Peru e Colômbia cresça 3,4%, 4,4% e 3,6%, respectivamente no período 2017-2019.

 

Brazilian Furniture prepara-se para mais uma missão comercial

A próxima ação para a promoção do móvel brasileiro será a Missão Comercial Países do Golfo e região, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de março, durante a Index Design, que ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O país é um atrativo às empresas brasileiras, pois apenas em 2017 as exportações brasileiras ao país cresceram mais de 63%.

Com 20 empresas brasileiras participantes, a missão comercial contará com Seminário Técnico e o Projeto Vendedor, que precedem e acontecem durante a Feira Index Exhibition.

 

Sobre o Projeto Brazilian Furniture

O Projeto Brazilian Furniture é uma iniciativa firmada entre a ABIMÓVEL - Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário e a Apex-Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, cujo objetivo visa incrementar a competitividade da indústria brasileira do mobiliário no mercado internacional, por meio de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização em mercados-alvo. Atualmente, o Projeto conta com a participação de 70 empresas que possuem acesso a informações de Inteligência Comercial, Feiras Internacionais, Projetos Comprador e Vendedor.

 

Sobre a ABIMÓVEL

A ABIMÓVEL - Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário, entidade maior da indústria no Brasil, trabalha há mais de duas décadas pelo desenvolvimento, fortalecimento e defesa dos interesses e demandas do setor produtivo.

Representa 20.5 mil empresas, cerca de 283,2 mil funcionários – diretos e indiretos, uma produção estimada de 430,6 milhões de peças, uma exportação de US$ 589,7 milhões e investimentos de R$ 1,042 bilhão.  O compromisso da ABIMÓVEL é com o desenvolvimento do setor e da indústria.

 

Sobre a APEX-BRASIL 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

A Agência apoia atualmente 12.000 empresas em 82 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para cerca de 200 mercados. A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e dando apoio aos investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.