ABIMÓVEL e ApexBrasil realizam reunião de alinhamento do Projeto Brazilian Furniture

19/12/2023

O que foi destaque no calendário 2023 e o que está por vir em 2024? Estes foram alguns dos assuntos em pauta na última semana em Brasília

 

A ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) finalizou mais uma semana produtiva em Brasília (DF). Na última segunda-feira (11), a entidade realizou uma reunião com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), na qual apresentou os resultados das ações internacionais organizadas em 2023, aproveitando o momento para alinhar o calendário das iniciativas para 2024 no âmbito do Projeto Setorial Brazilian Furniture.

Na reunião estiveram presentes: a Diretora-Executiva da ABIMÓVEL, Cândida Cervieri, representando o Presidente da entidade, Irineu Munhoz; o Presidente da ApexBrasil, Jorge Viana; a Diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza; e o Diretor de Gestão Corporativa da Agência, Floriano Pesaro; que discutiram estratégias para promover as exportações e a internacionalização da indústria brasileira de móveis.

Os resultados obtidos em 2023 e as ações já programadas para 2024, com a participação em feiras e a organização de Missões Comerciais em algumas das maiores vitrines do setor moveleiro no mundo, tais quais as Semanas de Design de Milão (Itália) e de Nova York (Estados Unidos), apontam para mais um ciclo relevante para as entidades e as empresas participantes, que hoje chegam a cerca de 150 marcas nacionais, que exportam para 180 países.

A primeira ação de 2024 ocorre de 14 a 18 de janeiro na Alemanha, com 27 empresas brasileiras participando da Missão Comercial IMM Cologne 2024: leia mais clicando aqui. Ainda em janeiro, o Projeto Brazilian Furniture retorna ao Brasil para a realização do Projeto Comprador Movelpar 2024, conectando 46 marcas brasileiras a 15 compradores internacionais.

Seguindo com o calendário do primeiro semestre, um dos destaques são os preparativos para o Salone del Mobile.Milano e o Fuorisalone 2024, que ocorrem em abril, com a exposição de dezenas de marcas brasileiras em espaços expositivos pensados para exaltar o melhor da brasilidade em quesito de inovação, matérias-primas, sustentabilidade e design.

Por falar nisso, alguns dos pontos altos na programação do Brazilian Furniture em Milão — capital mundial do design — são as ações relacionadas ao Projeto Imagem, que leva jornalistas dos principais veículos internacionais do setor para conhecerem as novidades em produtos e tendências “made in Brazil”, bem como o Design Brasil + Indústria, programa de design integrado à indústria que, ao unir fabricantes e designers de móveis, resulta em peças únicas, de valor agregado e funcionalidade, que são levadas ao mundo por meio do projeto. E essas são apenas algumas das atividades programadas pelo Brazilian Furniture por lá no próximo ano, com grandes novidades e ações inovadoras por vir. Mais informações em breve!

Em tempo, outras duas edições do Projeto Comprador — no Salão de Gramado (junho 2024) e na ForMóbile (julho 2024) — estão com inscrições abertas até 26 de janeiro de 2024: saiba como participar!

Quer conhecer mais ações no calendário do Brazilian Furniture no próximo ano? Leia aqui: “Projeto Brazilian Furniture cruza fronteiras para levar o móvel brasileiro ao mundo: da América do Sul ao Oriente Médio”.

 

Projeto Brazilian Furniture

O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que tem por objetivo incrementar a participação da indústria brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas, tendo como base os pilares da sustentabilidade, da competitividade e do design integrado à indústria.

Para fazer parte do projeto e colocar sua marca nos maiores eventos do setor moveleiro ao redor do mundo, acesse: brazilianfurniture.org.br.

 

Sobre a ABIMÓVEL

A ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) tem atuado há mais de três décadas em prol do fortalecimento da indústria e do setor moveleiro nacional. Com uma agenda propositiva e em parceria com o setor público e privado, a entidade trabalha para impulsionar a produção e melhorar o ambiente de negócios no Brasil. Proporcionando, assim, a criação de oportunidades e a abertura de novos mercados para empresas de toda a cadeia madeira e móvel ao colocar em prática diversas iniciativas voltadas para o fomento da competitividade e da inovação no setor. Incluindo programas de exportação, sustentabilidade, design integrado à indústria, adequação fabril, incremento aos micro e pequenos negócios, inteligência comercial, entre outros.

 

Sobre a ApexBrasil

A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com