ABIMÓVEL em Foco: Irineu Munhoz, presidente da entidade, analisa cenário e detalha avanços no setor moveleiro em entrevista exclusiva

29/02/2024

Acesse o vídeo na íntegra

 

Em entrevista para o programa “10 Minutos com Ari Bruno Lorandi”, transmitida pelo canal da Móveis de Valor no Youtube, a MVTV, Irineu Munhoz, presidente da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), compartilhou detalhes sobre os esforços contínuos e projetos inovadores desenvolvidos pela entidade, visando fortalecer o setor moveleiro no Brasil e no cenário internacional.

Durante a conversa, Munhoz destacou o Projeto Setorial Brazilian Furniture, realizado em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que foi renovado durante sua gestão e segue em breve para a renovação de um novo ciclo. “Trata-se de um programa que visa melhorar cada dia mais as exportações de nossas empresas e que se destaca por um compilado de ações dentro e fora do Brasil, como o Projeto Comprador, Missão Comercial e muito mais”, afirmou Munhoz, ressaltando o compromisso da associação em abrir portas para o mobiliário brasileiro no mercado global.

O presidente mencionou também o PDCIMob (Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração da Indústria do Mobiliário), uma iniciativa em colaboração com o SEBRAE Nacional (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Brasileiras), que vem capacitando micro e pequenos negócios na melhoria da gestão, inovação, inclusão digital, design, promoção comercial e a otimização do ambiente de negócios no mercado.

Além de ressaltar o trabalho da ABIMÓVEL, o presidente da entidade também falou sobre os obstáculos que atravancam a produção e a comercialização da indústria brasileira atualmente, trazendo uma análise do mercado interno e externo.

Com vista a vencer esses obstáculos, portanto, uma das metas prioritárias de sua gestão é o Projeto de Normalização de Móveis produzidos no Brasil: “Estamos trabalhando em conjunto com a ABNT já há dois anos e esperamos que em breve normas para cozinhas, sofás e guarda-roupas sejam oficializadas, certificando a qualidade dos móveis brasileiros em sintonia com padrões internacionais, um passo importante em termos de incremento à competitividade de nossa indústria”.

Munhoz também revelou esforços contínuos em conversações com o Governo Federal para a desoneração da folha de pagamento no setor e a inclusão dos móveis no financiamento de programas habitacionais, como o Minha Casa, Minha Vida. “Sabemos que se trata de algo difícil, mas não entregamos o bastão. Inclusive tenho uma reunião já agendada com o Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços para tratar das pautas”, compartilhou.

Essas iniciativas não só sublinham o compromisso da ABIMÓVEL em promover o crescimento sustentável e a competitividade da indústria moveleira brasileira no mercado global, como demonstram o potencial de nossas empresas e colaboram para a elaboração de estratégias por parte de nossos empresários diante dos atuais desafios.

Veja a entrevista completa: CLIQUE AQUI.

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com