ABIMÓVEL participa de reunião do Fórum Nacional da Indústria nesta sexta-feira (08)

08/03/2024

Cumprindo uma extensa agenda de compromissos nesta semana, a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) participou nesta sexta-feira, 08 de março de 2024, de mais uma reunião do Fórum Nacional da Indústria, ou FNI, que ocorreu nas dependências da CNI (Confederação Nacional da Indústria), em São Paulo (SP). O evento reuniu líderes do setor industrial e de entidades de classe, representantes do governo e especialistas de mercado para discutir o projeto de reindustrialização do Brasil.

Liderado por Ricardo Alban, presidente da CNI, o Fórum Nacional da Indústria é um ponto-chave para o estabelecimento de agendas estratégicas de crescimento e representa uma oportunidade única de diálogo e planejamento entre os diversos agentes do setor industrial brasileiro, como o moveleiro, representado por Irineu Munhoz, presidente da ABIMÓVEL.

Com diversos temas importantes em pauta, o primeiro tópico do encontro foi a ‘Regulação da Reforma Tributária’, discutida por Armando Monteiro, conselheiro emérito da CNI, vislumbrando os potenciais impactos da reforma nos diversos setores produtivos e ressaltando a relevância de um sistema tributário mais eficiente e justo para o desenvolvimento da indústria nacional.

O ‘Panorama da Nova Política Industrial Brasileira’, apresentado por Leo de Castro, vice-presidente da CNI, destacou a importância da reindustrialização como vetor de desenvolvimento produtivo e econômico. A participação ativa da ABIMÓVEL enfatiza o engajamento do setor moveleiro nesse momento tão importante para o país. 

O encontro também contou com sessões sobre o ‘Monitoramento das Ações de Redução do Custo Brasil’, abordado por Andrea Macera, secretária de competitividade e política regulatória do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio); e também sobre o ‘Monitoramento do Plano Nova Indústria Brasil e Plano Mais Produção’, conduzido por Rafael Lucchesi, diretor de desenvolvimento industrial da CNI.

Gustavo Leal, diretor geral do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, também levou atualizações sobre o ‘Programa Novo Brasil Mais Produtivo’, que busca otimizar processos e aumentar a produtividade industrial; enquanto o ‘Panorama da Agenda Legislativa’ foi levantado por Roberto Muniz, diretor de relações Institucionais da CNI.

A participação da ABIMÓVEL no fórum, assim como no CNDI (Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial), reforça o papel e amplia a voz do setor moveleiro nacional, um dos mais importantes para a economia brasileira, sendo o oitavo setor que mais emprega no país e o sexto maior produtor de mobiliário do mundo. 

 

Sobre a ABIMÓVEL

A ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) trabalha há mais de três décadas para fortalecer a indústria e o setor moveleiro nacional. Em parceria com setores público e privado, busca impulsionar a produção, melhorar o ambiente de negócios e criar oportunidades. Suas iniciativas incluem programas de exportação, sustentabilidade, design integrado à indústria e suporte aos micro e pequenos negócios, promovendo competitividade e inovação.

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com