APEX-BRASIL INAUGURA NA FIERGS ESCRITÓRIO PARA A REGIÃO SUL

26/09/2019

Empresas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná voltadas ao comércio exterior têm, a partir desta terça-feira (24), facilitado o acesso a serviços de promoção de exportações e internacionalização. Foi inaugurado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) pelos presidentes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Sergio Segovia; da FIERGS; Gilberto Porcello Petry; pelo coordenador do Conselho de Comércio Exterior (Concex) da FIERGS, Cezar Müller; pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) do Estado, Ruy Irigaray, e pela Presidente da Abimóvel e Vice-presidente CIERGS, Maristela Cusin Longhi; escritório para a Região Sul da Apex-Brasil. “Não tenho dúvidas da relevância do passo que damos agora. A Região Sul é um modelo para o País na inserção internacional, mas há muito mais espaço a ocupar e a Apex estará ao lado nessa parceria”, disse Sergio Segovia, durante a sua apresentação.

O presidente da FIERGS ressaltou que a abertura do escritório demonstra a disposição do governo em consolidar a cultura exportadora no País. “Cada vez mais precisamos agregar valor aos produtos que vendemos no exterior. Cada vez mais necessitamos simplificar procedimentos visando engajar as empresas de menor porte na cadeia exportadora. E cada vez mais precisamos promover os produtos brasileiros no cenário mundial”, afirmou.

Segundo o secretário Irigaray, a parceria entre governo do Estado, FIERGS e Apex Brasil irá gerar “muitos frutos” para o Rio Grande do Sul. “É um dia de entrar para a história. Aqui estabelecemos um marco de alinhamento com o governo federal”, observou.

Maristela Cusin Longhi ressaltou que a indústria brasileira do mobiliário vem aprimorando suas estratégias e ocupando um espaço no mercado mundial através de Missões Comerciais, participação em feiras internacionais e Projetos Compradores que já contam com a participação de 140 empresas associadas ao Brazilian Furniture. Projeto promovido pela ABIMÓVEL e Apex-BRASIL. Neste ano, de janeiro a agosto, foram exportados mais de US$ 400 milhões de dólares, com destaque na exportações de móveis para os Estados Unidos, com 34,2% (aumento de 9,2% em relação a 2018). Em segundo lugar no ranking aparece o Reino Unido, com 10,7% de participação. Números que compraram a capacidade, qualidade e o aprimoradamente das ações realizadas da indústria brasileira.

Para o coordenador do Concex, Cezar Müller, o comércio exterior é prioridade para a indústria e a parceria com a Apex-Brasil permitirá ajudar a ampliar a participação de pequenas e médias empresas em processos de internacionalização.

Além da assinatura do termo de instalação e inauguração do escritório, Sergio Segovia assinou protocolo de intenções com a Sedetur e participou de reunião interna com representantes da FIERGS, do governo do Estado e entidades empresariais. Ele também esteve, ao final da tarde, na Reunião de Diretorias da FIERGS e do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (CIERGS).

ATENDIMENTO

O escritório da Apex-Brasil em Porto Alegre fica localizado no andar térreo da sede da FIERGS (Av. Assis Brasil, 8787). Passará a funcionar a partir de 15 de outubro, atendendo ao público de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30min às 17h30min. Os primeiros agendamentos já podem ser realizados pelo email apexbrasil@apexbrasil.com.br.

 

FONTE: FIERGS