ApexBrasil promove roadshow para aumentar competitividade das empresas do setor de móveis

04/06/2013

 

  • Iniciativa percorrerá os principais polos moveleiros do país buscando, entre outros objetivos, o aumento da competitividade da indústria nacional por meio da qualificação profissional, do estímulo à inovação e do fortalecimento da cultura exportadora

 

  • A primeira etapa será em Chapecó, Santa Catarina, no dia 11 de junho

O polo moveleiro de Chapecó (SC) receberá no próximo dia 11 de junho a primeira etapa do roadshow promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) com o apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e o Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Vale do Uruguai (SIMOVALE).

 

O roadshow tem como objetivo divulgar aos empresários da cadeia de mobiliário da região os projetos, programas, linhas de financiamento, produtos e serviços das instituições que integram o Conselho de Competitividade de Móveis. Busca ainda identificar as demandas e as dificuldades desses empresários para subsídio às políticas voltadas para o crescimento do setor.

 

O Conselho de Competitividade faz parte do Plano Brasil Maior e é formado por representantes de 26 entidades dos setores público e privado, e coordenado pelo diretor de Negócios da Apex-Brasil, Rogério Bellini. Tem o objetivo de estruturar programas conjuntos para ampliar a competitividade do setor de mobiliário nos mercados interno e externo.

 

O grupo atua propondo ações que vão desde a qualificação e capacitação empresarial até a promoção comercial e de imagem dos produtos brasileiros no exterior. O Conselho é responsável, também, pela proposição de medidas que visem atender às necessidades estruturantes das empresas no mercado doméstico, bem como de inciativas que busquem prepará-las para o mercado internacional.

 

A programação do roadshow contempla apresentações das instituições participantes do Conselho - Apex-Brasil, MDIC, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). No período da tarde, haverá atendimentos individuais quando as empresas poderão esclarecer eventuais dúvidas acerca dos produtos e serviços oferecidos.

Na ocasião, serão também apresentados os dois projetos de promoção comercial voltados para o setor moveleiro e desenvolvidos em parceria entre a Apex-Brasil e entidades empresariais: o Orchestra Brasil, focado na exportação de componentes e serviços de design para a indústria de móveis, e realizado pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), e o Brazilian Furniture, que promove exportações de mobiliário e é desenvolvido pelo Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Distrito Federal (SINDIMAM) e pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel).

 

“Ao levarmos os representantes do Conselho de Competitividade aos polos produtivos, buscamos aproximá-los da realidade dos empresários, para, no futuro, podermos traçar políticas de fomento e apoio que levem em conta as necessidades específicas da indústria moveleira. Ao mesmo tempo, os empresário locais poderão esclarecer quaisquer dúvidas sobre as ferramentas de apoio para o segmento, diretamente com os responsáveis pelo seu acompanhamento”, explica o diretor de Negócios da Apex-Brasil, Rogério Bellini.

 

“O Brasil se destaca internacionalmente pela produção de um mobiliário variado, de alto valor agregado e com design que harmoniza modernidade e sofisticação. Estamos ampliando a nossa presença em diversos mercados mundiais e associando o nome do país à entrega de produtos diferenciados, de alta qualidade e a um preço final competitivo”, analisa João Araújo Neto, gerente do Projeto Brazilian Furniture.

 

O presidente da Associação dos Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (AMOESC) e do SIMOVALE, Osni Verona, diz que o evento será uma oportunidade para o setor industrial moveleiro do oeste catarinense se atualizar sobre os instrumentos de apoio disponibilizados pelos entes públicos e privados para o segmento. “É uma chance para ouvir as demandas e dificuldades enfrentadas pelos empresários do setor, para melhor orientá-los a acessar os produtos e serviços disponíveis e também ajudá-los a buscar inovações por meio dos serviços prestados pelas instituições”, explica.

 

Roadshow em Chapecó

 

A etapa de Chapecó será realizada no auditório da Associação dos Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (AMOESC) e do SIMOVALE, das 8h30 às 18h. Além de assistir às apresentações sobre temas de interesse das empresas, os empresários interessados em conhecer em detalhes os programas de apoio ao setor moveleiro terão a oportunidade de participar de reuniões individuais com representantes das instituições parceiras.

 

A participação no Roadshow é gratuita. As inscrições devem ser feitas antecipadamente por meio deste link.

 

Serviço:

Roadshow Polo Moveleiro de Chapecó

Data: 11 de junho
Horário: das 8h30 às 18h
Local: Auditório da AMOESC e do SIMOVALE
Rua Mascarenhas de Moraes, nº 444-E - Jardim América - Chapecó
                 
Mais informações:

Assessoria de Imprensa AMOESC e SIMOVALE
MB Comunicação Empresarial/Organizacional
Marcos Bedin
Tel.: (49) 3323-4244, celular (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br
marcos.bedin@mbcomunicacao.com.br

Assessoria de Imprensa da Apex-Brasil
(61) 3426-0202 – imprensa@apexbrasil.com.br
www.apexbrasil.com.br

Assessoria de imprensa Projeto Brazilian Furniture
(11) 3064-8066 e 3064-1451
Karen Kornilovicz – karen@mlpcom.com.br
Mário Pereira – mario@mlpcom.com.br