Atualizações: Problemas do transporte marítimo no Mar Vermelho podem se agravar com feriado chinês

17/01/2024

Imagem: Envato

 

Ao menos 822 navios, cerca de um terço da capacidade global de transporte, estão em risco de serem potencialmente afetados pelos ataques que têm acontecido no Mar Vermelho, segundo dados divulgados nesta semana pela empresa Drewry Shipping Consultants. Os navios têm disso alvo de ataques de militantes Houthi, baseados no Iêmen e apoiados pelo Irã.

A consultoria alertou que as próximas quatro a cinco semanas serão “críticas” para o transporte marítimo global e o tráfego da Ásia para a Europa e do Mediterrâneo para a Ásia, por conta da maior demanda que antecede o Ano Novo Lunar chinês, em fevereiro.

Várias empresas de transportes de cargas e contêineres têm sido obrigadas a desviar suas rotas que passavam pelo Canal de Suez e a contornar o Cabo da Boa Esperança, acrescentando vários dias de navegação, o que leva a custos de combustível mais elevados.

Os últimos dados do Índice Mundial de Contêineres da Drewry, divulgados no dia 4, apontaram que o custo por contêiner de 40 pés subiu 61% em uma semana, para US$ 2.670. Esse custo está agora 88% maior do que as taxas médias de 2019 (pré-pandemia), de US$ 1.420.

Os índices das rotas Xangai-Roterdã e Xangai-Gênova mais que dobraram nas últimas duas semanas, aumentando 115% e 114%, respectivamente.

Leia mais clicando aqui,