Aveludada, acolhedora e equilibrando-se entre tons de rosa e laranja: esta é a PEACH FUZZ, selecionada pelo Instituto Pantone como a cor do ano 2024

16/01/2024

Imagem: Pantone.png

 

“Um abraço envolvente.” É assim que a Pantone define a cor selecionada como a carro-chefe do ano em 2024. Referência mundial em consultoria de cores, o Instituto Pantone escolheu o “Peach Fuzz” (em inglês, penugem de pêssego) como a tonalidade do momento.

Equilibrando-se entre tons de rosa e laranja, a PANTONE 13-1023 Peach Fuzz inspira a sensação de positividade, pertencimento e acolhimento, trazendo uma aura de calma e oferecendo um espaço envolvente, atemporal, mas sem perder em modernidade.

A cor do ano 2024 de fato evoca a atual experiência humana de enriquecimento e nutrição da mente, corpo e alma. É um tom de pêssego quieto e sofisticado, contemporâneo, com profundidade, cuja leveza é despretensiosa. Mas, ainda assim, impactante, trazendo beleza, bem como celebrando a empatia e o conforto do tempo passado com amigos, família ou sozinhos.

No design de mobiliário e de interiores, o matiz é um excelente aliado para compor ambientes mais acolhedores e delicados. Porém, pode ser combinado a diferentes propostas mantendo-se um equilíbrio entre o rosa claro e cores neutras, como branco, cinza, bege e marrom, para evitar que o ambiente fique monótono e permitir que a cor se destaque. Escolha luminárias com luz suave e difusa, uma vez que o rosa mais claro já naturalmente favorece a iluminação natural, criando uma atmosfera relaxante, especialmente durante a noite. Também vale apostar em estampas florais, principalmente em tapetes e almofadas, para reforçar o efeito de positividade presente no matiz e acrescentar um frescor da natureza.