BC aumenta previsão para expansão do crédito e do PIB em 2024, mas reforça alerta para inflação

01/04/2024

Imagem: Freepik

 

O Banco Central melhorou a sua previsão para aumento do crédito e também para crescimento econômico no ano. As mudanças foram apresentadas no Relatório Trimestral de Inflação divulgado nesta quinta-feira (28), que também apresentou alertas sobre a evolução da inflação.

No relatório, o BC prevê um crescimento do crédito no país de 9,4% este ano, ante estimativa de 8,8% feita em dezembro. Agora, a expectativa é que o crédito às famílias suba 10,2% em 2024, contra expectativa anterior de 9,4%. Para as empresas, a alta foi calculada em 8,0%, ante 7,7% no último relatório.

Para o estoque de crédito livre, em que as taxas são pactuadas livremente entre bancos e tomadores, o BC projeta agora uma expansão de 8,9% (+8,1% antes). Para o crédito direcionado, que atende a parâmetros estabelecidos pelo governo, a perspectiva é de alta de 10,0% (+9,7% antes).

Em relação ao PIB (Produto Interno Bruto), a autoridade financeira espera agora que o país cresça 1,9% neste ano, contra patamar de 1,7% estimado em dezembro.

De acordo com a autoridade monetária, contudo, foi mantida em 19% a probabilidade de a inflação ultrapassar os limites do intervalo de tolerância da meta neste ano. “Essa surpresa de alta se deveu aos segmentos de preços administrados e alimentação no domicílio”, afirmou o BC, destacando que houve surpresa para cima no componente subjacente (que exclui itens voláteis) do segmento de serviços.

 

Leia mais: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2024/03/bc-aumenta-previsao-para-expansao-do-credito-e-do-pib-em-2024.shtml