Berços da Multimóveis certificados pelo INMETRO

30/12/2012

 

Modelos Bala, Tuti Frutti e Confete atendem às especificações da Portaria 269

 

Localizada em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, o maior pólo moveleiro do Brasil, a Multimóveis iniciou suas atividades há 17 anos e em pouco tempo se tornou uma das maiores fábricas especializadas no segmento móveis infantis. Com sua fábrica ocupando uma área total construída de 22.500m², a Multimóveis exporta seus produtos para mais de 40 países.

 

Nessa trajetória de quase duas décadas de sucesso, a empresa sempre pautou o desenvolvimento de seus produtos com base nas normas de segurança e conforto estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

No final do ano de 2007, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) promoveu um teste com 11 marcas de berços mais vendidas no Brasil para apurar a qualidade do material utilizado em sua fabricação, informações constantes do manual de instruções, recomendação de uso do colchão, entre outros itens. Todas foram reprovadas.

 

Esse resultado estimulou o INMETRO a publicar a Portaria 269 no Diário Oficial estabelecendo os requisitos obrigatórios de segurança para o Programa de Avaliação da Conformidade para berços infantis. Sua proposta principal é prevenir acidentes com crianças e bebês.

 

Desde então, a Multimóveis readequou seus processos industriais e passou a desenvolver produtos que atendam aos requisitos exigidos pela certificação: utilização de tinta atóxica, rodízios com travas de segurança, palitos da grade com distâncias entre 4,5 cm e 6 cm, grade com travamento automático e barra lateral para evitar o aprisionamento da criança, entre outras recomendações.

 

Como resultado desse esforço, no último mês de outubro o INMETRO certificou três modelos berços da Multimóveis: Bala (0500), Tuti Frutti (0502) e Confete (0506).