Brasil assume presidência do G20 e do B20 ainda em 2023

29/08/2023

Imagem: Freepik

 

Em dezembro deste ano o Brasil assumirá a presidência do G20 e dos mecanismos de diálogo do grupo, como o Business 20 (B20). Reconhecido como o principal fórum para cooperação econômica internacional, o G20 é formado pelas 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia. O foco é a abordagem de questões globais como comércio, mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável, saúde, agricultura, energia, meio ambiente e anticorrupção. 

O B20 atua como o fórum global de diálogo, fazendo uma ligação entre a comunidade empresarial e os governos que compõem o G20. O objetivo é entregar recomendações de políticas concretas para influenciar a agenda do bloco. A edição deste ano foi liderada e sediada pela Índia, com a plenária do B20 tendo ocorrido na última semana, entre 25 e 27 de agosto, em Nova Delhi.

O presidente eleito da CNI, Ricardo Alban, liderou neste ano uma delegação de mais de 20 representantes do setor industrial brasileiro para a plenária em Nova Delhi. “O fórum é estratégico para posicionar a indústria brasileira como ator global relevante na formulação de pautas prioritárias. Com o Brasil à frente do G20 e a CNI liderando o B20 teremos uma oportunidade única para alavancar as prioridades e influenciar as discussões e adoções de políticas junto às principais economias do mundo”, afirma Alban.

O G20 é um fórum internacional composto pelas principais economias desenvolvidas e em desenvolvimento do mundo. Com presidência anual e rotativa, tem como membros permanentes África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e o bloco da União Europeia. Além disso, alguns países podem ser convidados a participar das cúpulas anuais e das discussões que ocorrem nos encontros.

O objetivo do grupo, formado em 1999, é aproximar países com economias desenvolvidas ou em processo de desenvolvimento para alinhar ações nas principais temáticas econômicas globais relacionadas ao mercado financeiro, comércio, investimento e desenvolvimento econômico sustentável. Juntos, os membros do G20 representaram 87% do PIB global, 62% da população mundial, e mais de 75% do comércio internacional em 2022, de acordo com dados do Banco Mundial. 

Já o B20 é o fórum de diálogo mundial que conecta a comunidade empresarial aos governos do G20. Desde 2010, a CNI é a entidade que representa o setor privado brasileiro no âmbito do B20. Em cada edição o fórum reúne cerca de 900 representantes empresariais dos países-membros.

 

Conheça as 10 recomendações do setor privado para o G20

Na última reunião do B20, na semana passada, o grupo elaborou 44 recomendações acompanhadas por 170 ações de políticas guiadas pelas sete forças-tarefas e dois conselhos de ação. Elas serão entregues aos chefes de Estado na reunião do G20, em setembro.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), que representa o setor privado brasileiro no fórum empresarial, destacou dez recomendações de alta prioridade para a indústria brasileira com base nas agendas de maior interesse do setor produtivo nacional e em consonância com as prioridades delineadas no Plano de Retomada da Indústria.

Confira clicando aqui.

 

*Com informações da CNI.