Brazilian Furniture em Milão: 1 semana para o mundo desvendar as tendências brasileiras de design no iSaloni 2024

09/04/2024

Há uma semana da abertura do Salone del Mobile.Milano 2024, que ocorre de 16 a 21 de abril, como parte da programação oficial da Semana de Design de Milão, na Itália, a comunidade mundial do design se prepara para testemunhar o que promete ser, mais uma vez, uma vitrine excepcional do que há de mais criativo, contemporâneo e inovador ao redor do mundo. Neste cenário, o Brasil, representado por dezenas de empresas participantes do Projeto Setorial Brazilian Furniture, está pronto para compartilhar sua rica contribuição, mergulhando os visitantes na diversidade de materiais, técnicas, práticas sustentáveis e do design integrado à indústria nacional.

Com apoio da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a participação brasileira neste ano conta com oito empresas preparadas para exibir suas coleções em estandes exclusivos nos pavilhões 03, 10 e 18 do Rho Fiera Milano, além da mostra especial “Design + Indústria” — clique para saber mais —, que será realizada no pavilhão 03 (D21/D23), apresentando 41 lançamentos em peças desenvolvidas em colaboração entre 22 marcas e mais de 40 designers nacionais por meio do programa.

O “Lounge Brasil”, também situado no Hall 03, será um espaço de encontro projetado para promover a interação e a integração entre expositores, organizadores, visitantes e a imprensa global. A mobília fica por conta da Uultis, marca de alto padrão do Grupo Herval, que leva sofisticação e brasilidade para o ambiente. Elevando ainda mais o conforto e o acolhimento característicos da cultura brasileira, o lounge contará também com a rede Floresta Tropical, da Akra Collection, peça que é uma ode às técnicas tradicionais e fibras naturais encontradas no país. 

 

Design sustentável como tendência e o Brasil como referência

Explorando materiais naturais, linhas ortogonais e uma estética minimalista que ressalta a beleza do mobiliário exposto, mas também conta a vibrante história do design modernista brasileiro, a cenografia e a iluminação dos espaços do Brazilian Furniture no iSaloni 2024 prometem projetar a autenticidade e a beleza natural do país, enfatizando a intersecção do design com o compromisso ambiental. 

Dessa forma, o conceito visa proporcionar aos visitantes uma experiência visual e cultural única, enfatizando como sempre a chamada “Brasilidade”, tendência que abraça matérias-primas, cores, técnicas e saberes locais. Elementos, estes, que materializam o ritmo e a energia do Brasil, com o objetivo de fomentar a imaginação dos visitantes, destacando o país, que é o sexto maior produtor de móveis do mundo, como uma referência na produção de mobiliário de qualidade, inovador e sustentável.

“Ao lado de renomadas marcas internacionais, a presença brasileira na 62ª edição do Salone del Mobile.Milano simboliza ao mesmo tempo a singularidade e a adaptabilidade do setor moveleiro nacional no mercado global, destacando nossa conexão entre indústria e design, tecnologia e sustentabilidade, que poderá ser claramente observada tanto no conceito dos estandes quanto dos móveis que serão apresentados na feira”, fala o presidente da ABIMÓVEL, Irineu Munhoz. 

Pontos que se alinham com a abordagem escolhida pela organização do iSaloni neste ano, que surge centrada na evolução humana e material, integrando-se com a visão de criar um ambiente inclusivo e rico em valores, que promova relacionamentos e projetos significativos ao longo do ano. Isso inclui a reorganização completa dos pavilhões, projetada para melhorar a experiência do visitante, trazendo mais acessibilidade física (como rampas) e agrupando expositores com base em conteúdo e público-alvo. Este novo layout visa otimizar a navegação e engajamento, com corredores mais amplos e instalações culturais cuidadosamente selecionadas ao longo do percurso. Assim, espera-se que os visitantes desfrutem de uma jornada mais intuitiva e imersiva??.

Além disso, a 62ª edição dá destaque especial ao 25º aniversário do SaloneSatellite, que contará com uma exposição na Triennale. Esta celebração não apenas olha para a história do evento, mas também para o futuro, destacando a constante inovação e o papel do design na sociedade. Por fim, instalações e exibições especiais focadas na sustentabilidade e no uso responsável da água são exemplos de como o Salone del Mobile.Milano 2024 está incorporando tecnologia, ética e sustentabilidade em seu cerne, refletindo os desafios globais e as preocupações ambientais no design contemporâneo?.

Estes aspectos destacam uma tendência clara para a inovação consciente e sustentável, bem como a importância do diálogo e da colaboração entre diversas culturas dentro do mundo do design, com o Brasil exercendo uma grande influência neste cenário.

Fatores que serão compartilhados com o mundo por meio das ações do Brazilian Furniture, que além de compradores de cerca de 200 países, que passam todos os dias tanto pelo iSaloni quanto pelo FuoriSalone, também prepara atividades especiais para receber a imprensa e formadores de opinião de diversas partes do mundo. Por meio do Projeto Imagem, por exemplo, 18 jornalistas da Itália, Estados Unidos, Turquia, Reino Unido, França, Espanha, Portugal e de outros países estratégicos para a indústria nacional participarão de visitas e atividades guiadas pelas diversas ações programadas pela ABIMÓVEL e a ApexBrasil tanto na feira quanto nos distritos de design de Milão.

 

Brazilian Furniture no FuoriSalone 2024

Além do iSaloni, o Projeto Brazilian Furniture marca presença também no circuito FuoriSalone, apoiando e participando de ações exclusivas que ocorrem na cidade de Milão e arredores.

Um destaque é a “Coccoloba – Brazilian Exhibition”, uma mostra que reúne o trabalho de 53 empresas e designers brasileiros, mais uma vez refletindo sobre inovação, sustentabilidade e resiliência através da metáfora da Coccoloba gigantifolia, uma espécie de árvore da Amazônia brasileira conhecida por suas folhas gigantes.

Quando? 15 a 28 de abril de 2024
Onde? Università degli studi di Milano, Milão, Itália

A Ornare também aproveita a ocasião da Semana de Design de Milão 2024 para inaugurar sua primeira flagship store na Europa, localizada no histórico Palácio Gallarati no coração do “Quadrilatero della Moda”, marcando mais um passo significativo na internacionalização do mobiliário brasileiro com apoio do Projeto Brazilian Furniture. 

Quando? 16 a 21 de abril de 2024
Onde? Via Manzoni 30, Milão, Itália

Simultaneamente, a ETEL apresenta a exposição “Reset Modernity, Reinstituting Nature”, uma celebração do encontro entre a tradição e a inovação por meio do artesanato e de materiais naturais, com peças de designers renomados e uma homenagem a Percival Lafer, um icônico arquiteto e designer brasileiro, também com apoio da ABIMÓVEL e da ApexBrasil por meio do Brazilian Furniture. 

Quando? 15 a 20 de abril de 2024
Onde? Via Pietro Maroncelli, 12 + 13, Milão, Itália

 

Sobre o Brazilian Furniture

O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ApexBrasil e da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) com o objetivo de incrementar a participação da indústria brasileira no mercado internacional, por meio de um conjunto de ações estratégicas que têm como base os pilares da sustentabilidade, da competitividade e do design integrado à indústria. Para fazer parte do projeto e colocar sua marca nos maiores eventos do setor moveleiro ao redor do mundo, acesse: brazilianfurniture.org.br.

 

Sobre a ABIMÓVEL

A ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) atua há mais de 45 anos na defesa, desenvolvimento e fortalecimento da indústria nacional. A instituição promove uma agenda positiva para o setor, beneficiando mais de 19,3 mil empresas, que geraram, em 2022, 268,6 mil empregos diretos e indiretos, produção estimada em 402,6 milhões de peças, exportações que ultrapassaram US$ 830,7 milhões e com investimentos de R$ 1,18 bilhão. Esses números refletem a importância da indústria moveleira no Brasil, que é o 6º maior produtor do mundo, principalmente com os esforços da entidade na melhoria do ambiente de negócios, da inteligência e da promoção comercial no mercado interno e externo. A ABIMÓVEL está comprometida com o desenvolvimento e a sustentabilidade do setor e da indústria brasileira.

 

Sobre a ApexBrasil

A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.


MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com