Brazilian Furniture em Milão: Mostra ‘DESIGN + INDÚSTRIA’ apresenta 41 lançamentos no iSaloni 2024

05/04/2024

Um dos mais prestigiados eventos do mundo do design e do mobiliário, o Salone del Mobile.Milano 2024, ou como é popularmente conhecido, o iSaloni será palco de uma grande celebração à criatividade, às matérias-primas, à gestão sustentável e à integração entre a indústria e o design brasileiro. Além de oito empresas brasileiras que exporão suas coleções em posição de destaque na feira — que ocorre entre os dias 16 e 21 de abril de 2024, em Milão, na Itália —, o Projeto Setorial Brazilian Furniture prepara também a mostra “DESIGN + INDÚSTRIA”: apresentando 41 novas peças desenvolvidas por 22 marcas em colaboração com designers nacionais por intermédio do programa.

A mostra ocorre no pavilhão 03 – D21/D23 do tradicional Rho Fiera Milano, expondo em primeira mão os resultados das parcerias promovidas pelo programa entre 2022 e 2023. O Design + Indústria é um componente estratégico do Projeto Brazilian Furniture, iniciativa da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que visa incrementar a competitividade e, consequentemente, as exportações da indústria de móveis brasileira, promovendo a internacionalização e ampliando a presença dessas marcas no mercado global. 

O programa atua em todas as etapas do desenvolvimento e comercialização do produto, desde a concepção até a produção, marketing e promoção comercial, conectando designers e fabricantes de móveis que se alinham e se completam para integrar e impulsionar o potencial criativo e tecnológico do setor moveleiro nacional.

 

As peças e coleções desenvolvidas por meio dessas parcerias combinam, portanto, criatividade e tecnologia, além de sustentabilidade, eficiência produtiva e viabilidade econômica, características que serão destacadas no Salone del Mobile.Milano, considerado a vitrine mais importante para o design de móveis no mundo.

Cândida Cervieri, diretora executiva da ABIMÓVEL e gerente do Brazilian Furniture, ressalta a importância do programa: “O desenvolvimento de peças e coleções é um processo complexo que envolve várias etapas, desde a pesquisa de mercado e concepção do produto até a produção e distribuição em larga escala. O Design + Indústria dá suporte às diversas etapas desse processo, colaborando não só em termos estéticos, mas também em eficiência, para que nossa indústria possa desenvolver produtos de qualidade cada vez maior, que atendam aos desejos e necessidades do mercado nacional e internacional”.

A participação dessas empresas e profissionais brasileiros ao lado das maiores marcas mundiais do setor em Milão, demonstra mais uma vez o posicionamento do setor moveleiro nacional no mercado global, ao mesmo tempo em que destaca todas as particularidades que compõem a chamada “Brasilidade”: a marca registrada do design do país, conhecido por suas matérias-primas naturais, especialmente madeiras nativas e outros elementos como fibras e cordas, couros, tecidos, lãs e tramas; além de cores orgânicas; práticas sustentáveis e técnicas especiais; bem como formas que parecem materializar o ritmo popular brasileiro.

 

Confira a seguir um preview especial do que será visto na exposição “DESIGN + INDÚSTRIA @iSaloni 2024” e sinta a energia que vem da sinergia entre a indústria e o design made in Brazil!

 

by kamy-03

entremarmores-01

daf-01

treboll-01

treboll-05

delinear-01

flexform-01

house garden-01

house garden-05

jmarcon-01

modalle-01

ornare-01

multimoveis-01

 

rudnick-01

sollos-01

tramontina-01

tumar-01

udra-01

uultis-01

zeea-01

officina-01

albatroz-01

by kamy-01

 

Brazilian Furniture na Semana de Design de Milão 2024

O Projeto Setorial Brazilian Furniture leva à Milão neste ano mais uma significativa delegação de indústrias e designers brasileiros com apoio da ABIMÓVEL e da ApexBrasil. Em estandes exclusivos e especialmente pensados para enfatizar a identidade do design brasileiro, oito empresas participantes do projeto apresentarão suas novidades nos pavilhões 03, 10 e 18 do iSaloni. Veja detalhes a seguir:

 

TV013

TV014

TV015

TV016

TV017

TV018

TV019

TV0110

TV0111

 

Já o Lounge Brasil, no Hall 03, será o ponto de encontro, em um espaço especialmente projetado para receber, interagir e integrar. A mobília fica por conta da Uultis, marca de alto padrão do Grupo Herval, que leva sofisticação e brasilidade para o ambiente. Elevando ainda mais o conforto e o acolhimento característicos da cultura brasileira, o lounge contará também com a rede Floresta Tropical, da Akra Collection, peça que é uma ode às técnicas tradicionais e fibras naturais encontradas no país.

Além disso, o Projeto Brazilian Furniture colabora também com ações exclusivas no circuito FuoriSalone, que ocorre em diversos pontos da cidade de Milão e arredores entre 15 e 28 de abril de 2024, ampliando o alcance da sua influência e mostrando a diversidade do design e da indústria nacional. Destaque para a “Coccoloba – Brazilian Exhibition”, que reúne 53 empresas e designers nacionais, sob organização da ApexBrasil com apoio da ABIMÓVEL e curadoria de Bruno Simões.

A Ornare também aproveita a ocasião da Semana de Design de Milão 2024 para inaugurar sua primeira flagship store na Europa, localizada no histórico Palácio Gallarati no coração do “Quadrilatero della Moda”, marcando mais um passo significativo na internacionalização do mobiliário brasileiro com apoio do Projeto Brazilian Furniture. Simultaneamente, a ETEL apresenta a exposição “Reset Modernity, Reinstituting Nature”, uma celebração do encontro entre a tradição e a inovação por meio do artesanato e de materiais naturais, com peças de designers renomados e uma homenagem a Percival Lafer, um icônico arquiteto e designer brasileiro, também com apoio da ABIMÓVEL e da ApexBrasil por meio do Brazilian Furniture

 

Sobre o Brazilian Furniture

O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ApexBrasil e da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) com o objetivo de incrementar a participação da indústria brasileira no mercado internacional, por meio de um conjunto de ações estratégicas que têm como base os pilares da sustentabilidade, da competitividade e do design integrado à indústria. Para fazer parte do projeto e colocar sua marca nos maiores eventos do setor moveleiro ao redor do mundo, acesse: brazilianfurniture.org.br.

 

Sobre a ABIMÓVEL

A ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) atua há mais de 45 anos na defesa, desenvolvimento e fortalecimento da indústria nacional. A instituição promove uma agenda positiva para o setor, beneficiando mais de 19,3 mil empresas, que geraram, em 2022, 268,6 mil empregos diretos e indiretos, produção estimada em 402,6 milhões de peças, exportações que ultrapassaram US$ 830,7 milhões e com investimentos de R$ 1,18 bilhão. Esses números refletem a importância da indústria moveleira no Brasil, que é o 6º maior produtor do mundo, principalmente com os esforços da entidade na melhoria do ambiente de negócios, da inteligência e da promoção comercial no mercado interno e externo. A ABIMÓVEL está comprometida com o desenvolvimento e a sustentabilidade do setor e da indústria brasileira.

 

Sobre a ApexBrasil

A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com