Brazilian Furniture: Monitoramento das Exportações traz indicadores do comércio exterior de móveis e colchões em maio

19/07/2023

Está disponível a nova edição do “Monitoramento das Exportações de Móveis” com dados de maio de 2023. O relatório é desenvolvido pelo IEMI com exclusividade para as empresas associadas ao Projeto Setorial Brazilian Furniture, iniciativa da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) para o incremento das exportações e da internacionalização da indústria brasileira de móveis. 

O estudo acompanha o comércio de móveis em suas quatro principais linhas de produtos (estofados, móveis de madeira, móveis de metal e colchões), de acordo com os itens e mercados-alvo de atenção do Projeto Brazilian Furniture. Dessa forma, monitorando a variação mensal das exportações brasileiras de 17 produtos selecionados (veja lista no relatório), que são representativos para as categorias e mercados de interesse estratégico.

Em maio de 2023, considerando as especificações acima, o Brasil exportou cerca de US$ 64,4 milhões (FOB) em móveis prontos e colchões. Esse resultado representou um recuo de 8,5% quando comparado com maio de 2022. No acumulado do ano, a queda foi de 15,1%, menor do que o acumulado até abril, que era de -16,9%. E nos últimos 12 meses houve um recuo de 16,5%.


 

Veja os principais highlights da nova edição do Monitoramento das Exportações de Móveis, com o desempenho de maio de 2023:

  • Para a Alemanha, houve uma queda de 3,3% na variação mensal. No acumulado do ano, foi registrado um recuo de 16,3%, mas nos últimos 12 meses, observou-se um crescimento de 9,1%.

  • Para a Arábia Saudita, ocorreu uma alta de 205,4% na variação mensal. No acumulado do ano, houve um recuo de 25,9% e uma queda de 61,6% nos últimos 12 meses.

  • As exportações para o Chile apresentaram uma queda de 24,1% na variação mensal, um recuo de 31,0% no acumulado do ano e uma queda de 55,9% nos últimos 12 meses.

  • No caso da Colômbia, houve uma queda de 36,3% na variação mensal, um recuo de 19,2% no acumulado do ano e uma queda de 27,8% nos últimos 12 meses.

  • Os Emirados Árabes Unidos registraram um recuo de 14,5% na variação mensal das exportações, uma queda de 21,1% no acumulado do ano e um recuo de 20,8% nos últimos 12 meses.

  • Para os Estados Unidos, ocorreu uma queda de 24,9% na variação mensal, um recuo de 26,9% no acumulado do ano e uma queda de 13,1% nos últimos 12 meses.

  • No México, houve um aumento de 9,2% na variação mensal, uma alta de 22,1% no acumulado do ano e um crescimento de 20,9% nos últimos 12 meses.

  • No Panamá, observou-se um crescimento de 63,3% na variação mensal, uma alta de 3,9% no acumulado do ano e um recuo de 14,7% nos últimos 12 meses.

  • O Peru apresentou uma alta de 133,7% na variação mensal, uma queda de 17,7% no acumulado do ano e um recuo de 35,6% nos últimos 12 meses.

  • Por fim, para o Reino Unido, houve uma queda de 18,7% na variação mensal, um recuo de 24,0% no acumulado do ano e uma queda de 30,2% nos últimos 12 meses.

 

Monitoramento Mensal das Exportações de Móveis

Parte das ações de inteligência comercial do Projeto Brazilian Furniture, o “Monitoramento Mensal das Exportações de Móveis” é preparado sob encomenda pela ABIMÓVEL e a ApexBrasil, com base em estimativas elaboradas a partir de dados exclusivos dos painéis de pesquisa do IEMI, junto às empresas do setor (produtores e varejistas), bem como com base nos dados e indicadores conjunturais de desempenho produzidos por fontes oficiais de informação (IBGE, SECEX, CAGED, entre outros). 

O monitoramento está disponível na íntegra para associados do projeto em brazilianfurniture.org.br/intranet.

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com