Brazilian Furniture: Monitoramento das Exportações traz indicadores do comércio exterior de móveis e colchões em outubro

22/12/2023

Está disponível a nova edição do “Monitoramento das Exportações de Móveis” com dados de outubro de 2023. O relatório é desenvolvido pelo IEMI com exclusividade para as empresas associadas ao Projeto Setorial Brazilian Furniture, iniciativa da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) para o incremento das exportações e da internacionalização da indústria brasileira de móveis. 

O estudo acompanha o comércio de móveis em suas quatro principais linhas de produtos (estofados, móveis de madeira, móveis de metal e colchões), de acordo com os itens e mercados-alvo de atenção do Projeto Brazilian Furniture. Dessa forma, monitorando a variação mensal das exportações brasileiras de 17 produtos selecionados (veja lista no relatório), que são representativos para as categorias e mercados de interesse estratégico.

Em outubro de 2023, considerando as especificações acima, o Brasil exportou cerca de US$ 57,5 milhões (FOB) em móveis prontos e colchões. Esse resultado representou um recuo de 9,4% quando comparado com setembro de 2022. No acumulado do ano, a queda ficou em 14,1%, menor do que o acumulado até setembro (-17,3%).

 

 

Veja os principais highlights da nova edição do Monitoramento das Exportações de Móveis, com o desempenho de outubro de 2023:

Para a Alemanha, houve alta de 88,7% na variação mensal; no acumulado do ano, foi registrado um aumento de 2,3% e, nos últimos 12 meses, observou-se um crescimento de 3,9%.

Para a Arábia Saudita, houve alta de 4.700,1% na variação mensal, recuo de 7,1% no acumulado do ano e queda de 28,1% nos últimos 12 meses.

As exportações para o Chile apresentaram alta de 63,5% na variação mensal, recuo de 13,5% no acumulado do ano e queda de 25,3% nos últimos 12 meses.

Para a Colômbia, houve queda de 31,5% na variação mensal, recuo de 27,5% no acumulado do ano e queda de 33,9% nos últimos 12 meses.

Para os Emirados Árabes Unidos, foi registrado um aumento de 170,3% na variação mensal das exportações, alta de 15,6% no acumulado do ano e aumento de 14,8% nos últimos 12 meses.

Para os Estados Unidos, houve queda de 37,4% na variação mensal, recuo de 32,4% no acumulado do ano e queda de 32,7% nos últimos 12 meses.

Para o México, houve alta de 32,6% na variação mensal, alta de 25,2% no acumulado do ano e crescimento de 13,6% nos últimos 12 meses.

Para o Panamá, observou-se alta de 94,2% na variação mensal, aumento de 7,2% no acumulado do ano e alta de 0,1% nos últimos 12 meses.

O Peru apresentou queda de 9,5% na variação mensal, recuo de 12,1% no acumulado do ano e queda de 24,8% nos últimos 12 meses.

E, por fim, para o Reino Unido, houve aumento de 15,9% na variação mensal, recuo de 8,2% no acumulado do ano e, nos últimos 12 meses, houve uma queda de 10,7%.

 

Monitoramento Mensal das Exportações de Móveis

Parte das ações de inteligência comercial do Projeto Brazilian Furniture, o “Monitoramento Mensal das Exportações de Móveis” é preparado sob encomenda pela ABIMÓVEL e a ApexBrasil, com base em estimativas elaboradas a partir de dados exclusivos dos painéis de pesquisa do IEMI, junto às empresas do setor (produtores e varejistas), bem como com base nos dados e indicadores conjunturais de desempenho produzidos por fontes oficiais de informação (IBGE, SECEX, CAGED, entre outros). 

O monitoramento está disponível na íntegra para associados do projeto em brazilianfurniture.org.br/intranet

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com