Brazilian Furniture no FuoriSalone 2024, em Milão

12/04/2024

Circuito de eventos começa na próxima segunda-feira, 15 de abril, como parte da Semana de Design de Milão

 

Mais uma edição da tão aguarda Semana de Design de Milão está prestes a começar e o Brasil está preparado para mostrar sua força criativa, sustentável e inovadora por lá. O Projeto Setorial Brazilian Furniture leva à Itália uma significativa delegação de indústrias e designers brasileiros com apoio da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). 

Maior evento na programação, oito empresas estarão expondo suas coleções em estandes exclusivos nos pavilhões 03, 10 e 18 do Salone del Mobile.Milano 2024, enquanto outras 22 marcas e mais de 40 designers nacionais participam da mostra “Design + Indústria” no pavilhão 03, apresentando em primeira mão 41 lançamentos desenvolvidos por meio do projeto, que faz parte do escopo do Brazilian Furniture. O “Lounge Brasil”, também situado no Hall 03, será um espaço de encontro projetado para promover a interação e a integração entre expositores.

Além do iSaloni, o projeto também colabora com ações exclusivas no circuito FuoriSalone, que ocorre nos distritos de design de Milão e arredores.

 

Coccoloba – Brazilian Exhibition

Um destaque é a “Coccoloba – Brazilian Exhibition”, organizada pela ApexBrasil com apoio da ABIMÓVEL, com curadoria de Bruno Simões. A exposição ocorrerá de 15 a 28 de abril de 2024, como parte do programa INTERNI “Cross Vision”, a maior exposição do circuito FuoriSalone, realizada na prestigiosa Università degli Studi di Milano, palco global de design e inovação. 

Inspirado na Coccoloba gigantifolia, uma espécie de árvore fascinante descoberta na Amazônia brasileira, conhecida por suas folhas gigantes que medem até 2,50 m de comprimento e 1,44 m de largura, e que aparece no popular livro Guinness World Records, o conceito da exposição brasileira celebra a grandeza e a beleza da Coccoloba, refletindo também sobre como ela se adapta e prospera em condições adversas, servindo como uma poderosa metáfora para o design brasileiro como um manifesto de inovação, sustentabilidade e resiliência. 

Ao reunir o trabalho de 53 empresas e designers nacionais em uma das principais vitrines da Semana de Design de Milão, essa ação amplia ainda mais a narrativa sobre o potencial do Brasil para influenciar o futuro do design com soluções criativas e sustentáveis, harmonizando cultura, natureza, indústria e tecnologia.

Quando? 15 a 28 de abril de 2024
Onde? Università degli studi di Milano, Milão, Itália

 

Ornare em Milão

A Semana de Design de Milão é também a oportunidade ideal para as marcas revelarem seus novos projetos à comunidade internacional, com diversas ações, incluindo o lançamento de novos showrooms abrindo suas portas ao longo dos distritos de design da cidade. Em 2024, uma das grandes marcas a convidarem o público a mergulharem no universo do mobiliário de alto padrão é a Ornare, empresa originalmente brasileira que chega à Milão inaugurando sua primeira flagship store na Europa, com 450m² no impressionante cenário do século XVIII do Palácio Gallarati, no coração do “Quadrilatero della Moda”, seguindo o conceito de suas unidades já consolidadas nos Estados Unidos, Brasil e Emirados Árabes.

Mais um importante passo na internacionalização das marcas brasileiras e que conta com o apoio do Projeto Brazilian Furniture, uma iniciativa da ABIMÓVEL em parceria com a ApexBrasil que leva o mobiliário brasileiro para o mundo. 

Quando? 16 a 21 de abril de 2024
Onde? Via Manzoni 30, Milão, Itália

 

‘Reset Modernity, Reinstituting Nature’ by ETEL

A ETEL é outra marca de origem brasileira que ganhou o mundo e se destaca durante a Semana de Design de Milão. Com um reconhecido showroom na cidade, que já se tornou um dos must see na programação do evento, neste ano a empresa apresenta a mostra “Reset Modernity, Reinstituting Nature”, onde a inovação encontra a tradição na celebração do artesanato, dos materiais naturais e do conhecimento ancestral.

“Como resposta aos desafios e crises do nosso tempo”, reforça a marca, a ETEL lança peças assinadas por Juliana Vasconcellos, Studio MK27 e Patricia Urquiola, ao mesmo tempo que presta homenagem a Percival Lafer, um dos mais icônicos arquitetos e designers brasileiros, em mais uma ação apoiada pelo Projeto Brazilian Furniture na Semana de Design de Milão 2024. 

Quando? 15 a 20 de abril de 2024
Onde? Via Pietro Maroncelli, 12 + 13, Milão, Itália

 

Mobiliário brasileiro no mundo

“A participação brasileira no iSaloni e no FuoriSalone 2024, coloca mais uma vez as indústrias brasileiras ao lado das mais renomadas marcas e designers mundiais, representando ao mesmo tempo a singularidade e a adaptabilidade do mobiliário feito no Brasil no mercado internacional. Ao destacar a integração entre indústria e design, tecnologia e sustentabilidade, nossas empresas fornecem não apenas móveis, mas a possibilidade de levar a riqueza cultural e material brasileira para o mundo, refletindo o espírito acolhedor do país”, fala a diretora-executiva da ABIMÓVEL, Cândida Cervieri.

Nesse sentido, a “brasilidade”, um conceito que nos é tão próprio, estará fortemente presente nos estandes e nos produtos expostos. A tendência valoriza as matérias-primas locais, cores e formas orgânicas, técnicas artesanais e o conhecimento tradicional, que juntos traduzem a cultura, o ritmo e a preocupação ambiental características do Brasil, destacando nossa indústria, que é a sexta maior produtora de móveis do mundo, como uma referência na produção de mobiliário de qualidade, inovador e sustentável.

Fatores que serão compartilhados com o mundo por meio das ações do Brazilian Furniture, que além de compradores de cerca de 200 países, que passam todos os dias tanto pelo iSaloni quanto pelo FuoriSalone, também prepara atividades especiais para receber a imprensa e formadores de opinião de diversas partes do mundo. Por meio do Projeto Imagem, por exemplo, 18 jornalistas da Itália, Estados Unidos, Turquia, Reino Unido, França, Espanha, Portugal e de outros países estratégicos para a indústria nacional participarão de visitas e atividades guiadas pelas diversas ações programadas pela ABIMÓVEL e a ApexBrasil tanto na feira quanto nos distritos de design de Milão.

 

Sobre o Brazilian Furniture

O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ApexBrasil e da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) com o objetivo de incrementar a participação da indústria brasileira no mercado internacional, por meio de um conjunto de ações estratégicas que têm como base os pilares da sustentabilidade, da competitividade e do design integrado à indústria. Para fazer parte do projeto e colocar sua marca nos maiores eventos do setor moveleiro ao redor do mundo, acesse: brazilianfurniture.org.br.

 

Sobre a ABIMÓVEL

A ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) atua há mais de 45 anos na defesa, desenvolvimento e fortalecimento da indústria nacional. A instituição promove uma agenda positiva para o setor, beneficiando mais de 19,3 mil empresas, que geraram, em 2022, 268,6 mil empregos diretos e indiretos, produção estimada em 402,6 milhões de peças, exportações que ultrapassaram US$ 830,7 milhões e com investimentos de R$ 1,18 bilhão. Esses números refletem a importância da indústria moveleira no Brasil, que é o 6º maior produtor do mundo, principalmente com os esforços da entidade na melhoria do ambiente de negócios, da inteligência e da promoção comercial no mercado interno e externo. A ABIMÓVEL está comprometida com o desenvolvimento e a sustentabilidade do setor e da indústria brasileira.

 

Sobre a ApexBrasil

A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com