Brazilian Furniture: participação na High Point Market reforça a relevância da indústria de móveis brasileira no continente americano

01/11/2023

Confira os resultados das ações realizadas por meio do projeto na última edição de outono do evento, que contou com a presença de 21 empresas brasileiras

 

O atendimento direto ao mercado norte-americano e a abertura de novas frentes comerciais na América Central foram os principais destaques da participação do Projeto Setorial Brazilian Furniture na edição de outono da High Point Market 2023, que ocorreu de 14 a 18 de outubro na cidade de High Point, nos Estados Unidos. Iniciativa da ABIMÓVEL (Associação Brasileira da Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o projeto levou à feira 21 empresas e registrou US$ 18,43 milhões em negócios fechados e prospectados para os próximos 12 meses. 

Essas empresas estiveram divididas em duas principais ações: todas elas participaram de rodadas de negócios com 17 compradores provindos de seis diferentes países (EUA, Canadá, El Salvador, Guatemala, Panamá e Porto Rico) a partir da Missão Comercial promovida pela equipe do Brazilian Furniture; enquanto 10 dessas empresas estiveram também expondo seus produtos em estandes exclusivos na High Point Market, permitindo que compradores internacionais visualizassem de perto a qualidade e o design dos móveis brasileiros.

 

Empresas que participaram da Exposição na Feira e da Missão Comercial incluem:

Bertolini
Móveis Carraro
Doimo
Domum Interiores
Herval Móveis
Idimex
Marê Mobília
Mempra
Ronega
Sier Móveis

 

Já as que se envolveram exclusivamente na Missão Comercial abrangem:

Artesano
Móveis Bechara
Bortolini Móveis
Cabanna Móveis
Caemmun
Creatore Sofás
De Lavie / Treboll
Modalle
Móveis James
Rudnick
INM Brasil

 

Os resultados alcançados por meio dessas ações refletem a relevância estratégica do Projeto Brazilian Furniture em mercados-alvo da indústria moveleira nacional. Ao todo, foram contabilizados 291 contatos, com mais de 85% destes sendo novos contatos comerciais para as empresas brasileiras. Os negócios imediatos alcançaram US$ 1,39 milhões, com expectativa de mais US$ 17,04 milhões nos próximos 12 meses.

Confira os principais resultados abaixo:

“A High Point Market é uma oportunidade de estar mais perto do mercado norte-americano, especialmente dos Estados Unidos, sendo este o principal destino das exportações brasileiras de móveis, mas também se mostra como uma chance de explorar novos mercados na América Central, com compradores desses países podendo ver de perto a qualidade e o design do nosso mobiliário, bem como a capacidade produtiva da indústria brasileira, que conta com matérias-primas, técnicas e processos únicos e originais, além de saber um pouco mais sobre as práticas sustentáveis na gestão social e ambiental das empresas”, ressalta a diretora-executiva da ABIMÓVEL e gerente do Projeto Brazilian Furniture, Cândida Cervieri. 

A crescente influência da América Central no panorama internacional, aliás, foi bastante observada na feira. Países desta região têm demonstrado progressos significativos em termos de avanço tecnológico, mercado de trabalho e consequentemente elevação da qualidade de vida e do poder de compra dos consumidores locais.

Clarissa Franco, gestora do Brazilian Furniture na ApexBrasil, conclui: “Entre muitos pontos, a participação do projeto e empresas associadas na High Point Market destaca o protagonismo do mobiliário brasileiro no mercado norte-americano, ao mesmo tempo em que enfatiza o potencial de mercados emergentes na América Latina e a capacidade da indústria brasileira em atender a esta nova demanda”.

Após a High Point Market, o Projeto Setorial Brazilian Furniture já se prepara para cruzar o oceano em direção à Europa. O próximo destino da indústria brasileira de móveis é a Alemanha, na IMM Cologne, que ocorre de 14 a 18 de janeiro de 2024. Saiba mais: “Expansão à vista? Brazilian Furniture traz estudo atualizado com oportunidades para a indústria brasileira de móveis e colchões no Mercado Alemão”.

 

Projeto Setorial Brazilian Furniture

O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que tem por objetivo incrementar a participação da indústria brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas tendo como base os pilares da sustentabilidade, competitividade e do design integrado à indústria, voltados para o mercado global.

Atualmente, o Brazilian Furniture conta com a participação de cerca de 150 empresas que possuem acesso a informações de Inteligência Comercial e Competitiva, Feiras e Missões Comerciais Internacionais, Projetos Comprador, Projeto Imagem, Programa de Design Integrado à Indústria, entre outras inúmeras atividades no exterior.

Para este e o próximo ano, a proposta de promoção comercial em alinhamento prevê um trabalho robusto, com mais de 50 ações estruturantes e estratégicas em mercados-alvos prioritários e secundários, tanto em formato físico quanto remoto, ampliando ainda mais as possibilidades de participação e engajamento das empresas associadas ao projeto e compradores internacionais.

Faça parte do Projeto: brazilianfurniture.org.br

 

Sobre a ABIMÓVEL

A ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) trabalha há mais de três décadas para fortalecer a indústria e o setor moveleiro nacional. Em parceria com setores público e privado, busca impulsionar a produção, melhorar o ambiente de negócios e criar oportunidades. Suas iniciativas incluem programas de exportação, sustentabilidade, design integrado à indústria e suporte aos micro e pequenos negócios, promovendo competitividade e inovação.

 

Sobre a ApexBrasil

A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com