BRAZILIAN FURNITURE, PROJETO SETORIAL DA ABIMÓVEL, DIVULGA DADOS DA INDÚSTRIA DE MÓVEIS E COLCHÕES - O BRASIL NO MUNDO

10/09/2020

O Projeto Brazilian Furniture, realizado pela Abimóvel e Apex-Brasil, divulgou o estudo "O Brasil no Mundo" no mês de agosto de 2020. O material tem como objetivo principal dimensionar a evolução da indústria de móveis e colchões no Brasil, através da análise do desempenho de seus diversos segmentos produtivos, além do seu posicionamento no mercado mundial, com detalhes sobre o comércio externo desses produtos e o desempenho das vendas externas. Há, ainda, uma visão das oportunidades existentes para os produtores locais nos principais mercados importadores mundiais.

Baseados em dados estatísticos atualizados, projetados a partir de informações coletadas por meio de pesquisas primárias exclusivas e consultas a uma extensa lista de fontes secundárias, nacionais e internacionais, os resultados apresentados  neste trabalho, juntamente com as análises e os comentários nele inseridos, conferem ao material as propriedades necessárias de importante ferramenta de apoio à gestão e ao planejamento das indústrias brasileiras que estejam interessadas no desenvolvimento das  exportações de móveis e colchões.  

Os dados estatísticos apresentados neste relatório retratam a evolução do mercado e das exportações brasileiras nos últimos anos, compreendendo o período de 2015 a 2018, de forma a permitir análises e projeções sobre o seu crescimento em curto e médio prazos.  

Em resumo, o estudo informa que a maior parcela da produção de móveis no Brasil é realizada por pequenas e médias empresas (78,6%), concentradas no Sul e Sudeste do Brasil, e que, apesar dos ciclos econômicos e flutuações macroeconômicas, continuam a se mostrar resilientes, porém buscando maior eficiência a partir da adoção de  processos mais enxutos de produção para que consigam sobreviver. 

A produção de móveis no Brasil passou por uma transformação com redução de volume, aumento de valor agregado e estabilidade no mix de produção. Está concentrada em três linhas que respondem por 57% do volume. O valor da produção teve alta de 21,3% no período, enquanto os volumes de produção de móveis sofreram redução de 13,8%. 

"Os materiais disponibilizados pelo Brazilian Furniture, fruto da parceria da Abimóvel e Apex-Brasil, são de uso exclusivo dos associados. O seu conteúdo é de grande relevância e auxilia as empresas para o planejamento das indústrias, tomada de decisão e preparação para o futuro", revela Cândida Cervieri, diretora executiva da Abimóvel. 

"Assim como já consta no estudo, o comércio exterior de móveis é um grande negócio para as indústria brasileiras. A indústria de móveis e colchões do Brasil é composta de 18,6 mil empresas com um potencial enorme, distribuídas em todo o Brasil", complementa Cândida. 

 

Faça parte do BRAZILIAN FURNITURE - Clique aqui e saiba mais

Para acessar o estudo completo, acesse a área restrita no site brazilianfurniture.org.br

 

MÓVEIS, O NOSSO NEGÓCIO.