BVRio promove design, sustentabilidade e responsabilidade social em projeto exclusivo

09/06/2020

Em sua segunda fase, Projeto Design & Madeira Sustentável leva designers renomados para Movelaria Anambé, localizada no coração da Floresta Amazônica, e organiza oficinas e treinamentos profissionalizantes na comunidade ribeirinha


Estabelecer o intercâmbio entre o design autoral brasileiro e o manejo florestal comunitário e certificado é uma das missões do projeto BVRio Design & Madeira Sustentável. A iniciativa teve início em 2017 com doações das instituições internacionais Climate and Land Use Alliance (CLUA) e Good Energies Foundation. Em parceria com a Cooperativa Mista do Tapajós (Coomflona), renomados designers de mobiliário se estabelecem no coração da Floresta Amazônica para ensinar novas técnicas de desenho e construção de móveis e utensílios na movelaria comunitária Anambé.

Na principal linha de atuação do projeto está o fomento ao uso e ao consumo da madeira legal e certificada FSC® de manejo comunitário. A partir da produção de móveis e objetos de decoração assinados por designers consagrados e cooperados da Coomflona, o consumidor final passa a entender a origem da matéria-prima proveniente de resíduos certificados e a balizar suas escolhas. Dessa forma se combate a extração ilegal de madeira e a mão de obra escrava na Amazônia, ao mesmo tempo que se agrega valor à madeira sustentável e geração de renda para a cooperativa. Em 20 meses de projeto, mais de 2 mil peças já foram produzidas e cerca de 80% do faturamento atual da Movelaria é proveniente da negociação feita com os designers.

A primeira fase do projeto, encerrada em agosto de 2019 após exposição inédita na feira MADE Mercado Arte e Design, em São Paulo, recebeu aporte de R$ 600 mil, e contou com a participação dos designers Alessandra Delgado, Carlos e Diego Motta (Attom Design), Claudia Moreira Salles, Fernando Mendes, Guido Guedes, Julia Krantz, Leo Lattavo (Lattoog), Paulo Alves, Ricardo Graham (O Ebanista), Roberta Rampazzo e Rodrigo Calixto. 

Na segunda fase, que recebeu investimento de R$ 500 mil e segue até meados de 2020, o plano é reunir profissionais da cooperativa para uma imersão no mercado de luxo de São Paulo. O calendário de visitas à Floresta de Tapajós começou no final de 2019 com o treinamento ministrado pelas designers e empresárias Etel e Lissa Carmona. 

A próxima fase abrange ainda a participação da designer Noemi Saga. A profissional assina uma linha de peças seriadas inspirada na fauna Amazônica com lançamento previsto para a SPArte, que acontece em abril na capital paulista. Outros profissionais da área já confirmaram participação no projeto, como o arquiteto e designer Guto Requena.


 

Informações à imprensa
Compor Comunicação
Patricia Buarque

Luana Bárbara
Tel. (11) 3031-7007 | (11) 99679-8074
patricia@comporcomunicacao.com.br

luana@comporcomunicacao.com.br