CNI sedia fórum internacional para fortalecer empreendedoras industriais

02/04/2024

Nos dias 25 e 26 de março de 2024, a sede da CNI (Confederação Nacional da Indústria) foi palco do Women Entrepreneur Forum, o WE Forum, um evento que reuniu empreendedoras industriais de todo o país e de várias partes do mundo. O encontro teve como objetivo fomentar o intercâmbio de ideias, a formação de parcerias e ampliar a participação de empresas lideradas por mulheres no comércio internacional, reforçando a importância da equidade social e do crescimento econômico. 

Durante os dois dias de evento em Brasília (DF), líderes empresariais e especialistas discutiram temas como igualdade de gênero, economia, inovação e estratégias para incluir mais mulheres no empreendedorismo e no ambiente corporativo. Enquanto Ricardo Alban, presidente da CNI, enfatizou na abertura o papel crucial da ocasião na promoção da equidade de gênero e na modernização do setor industrial, Mônica Monteiro e Ana Claudia Badra Cotait, lideranças à frente do WE Forum, destacaram os avanços significativos no envolvimento das mulheres na indústria nos últimos anos, refletindo um movimento global de valorização da perspectiva feminina nas decisões de compra e desenvolvimento de produtos.

A ApexBrasil, representada pela diretora de negócios Ana Paula Repezza, ressaltou a influência positiva das exportações na economia e no desenvolvimento social, especialmente quando empresas lideradas por mulheres entram no mercado internacional, afirmando que tal movimento não só melhora a economia como também eleva a qualidade de vida das famílias e futuras gerações, ressaltando a importância de iniciativas como o WE Forum na realização desse potencial. 

O WE Forum não se limitou a discussões e palestras; promoveu também o WE Forum Business Networking, uma iniciativa da CNI que ofereceu oportunidades de negócios para empresárias brasileiras com compradoras internacionais por meio de rodadas de negócios. A expectativa é que as negociações tenham movimentado cerca de R$ 50 milhões em Alimentos, Cosméticos e Moda.Paralelamente, o evento celebrou a formatura do primeiro ciclo do programa Mulheres Globais, uma parceria entre a CNI e a ApexBrasil, destacando o compromisso em expandir oportunidades de negócios internacionais para empresas lideradas por mulheres e promover estratégias de e-commerce para a internacionalização empresarial. 

A integração dessas iniciativas enfatiza a agenda contínua de promoção da equidade de gênero no setor industrial, alinhando-se aos princípios do “Mulheres e Conexões” e do programa “Mulheres e Negócios Internacionais”, encabeçados pela ABIMÓVEL e pela ApexBrasil, respectivamente.