Com apoio da ABIMÓVEL e do SEBRAE, dopo studio conquista duas medalhas de ouro no MUSE Design Awards em peças assinadas pelo designer Emerson Borges

06/09/2023

O mobiliário brasileiro levou sete premiações no MUSE Design Awards 2023. Entre cinco medalhas de ouro, duas delas são da dopo studio (PR), nova marca de design assinado pertencente ao grupo Gava, já reconhecido por seu trabalho no setor de mobiliário planejado. As premiações Gold foram conquistadas na categoria “Tables & Desks” com suas mesas de centro e de cabeceira da coleção “Geo,” ambas desenvolvidas em colaboração com o também paranaense Emerson Borges, que assina o design das peças. 

As conquistas confirmam o potencial produtivo e criativo do design e da indústria de móveis nacional, que é a sexta maior do mundo, sendo composta majoritariamente por empresas de pequeno porte, como é o caso da dopo studio, que é parte do PDCIMob: Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração da Indústria do Mobiliário, idealizado pela ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

O MUSE Design Awards é uma competição internacional de renome que reconhece a excelência em projetos de design de diversas áreas, incluindo móveis, além de arquitetura, interiores, iluminação, paisagismo, embalagens, moda e mais. Este ano, o prêmio atraiu mais de 85 mil inscrições de participantes de 112 países, destacando a diversidade e o impacto universal do design. 

Justamente por abranger diferentes categorias, o MUSE permite que designers e empresas de diversos portes e áreas demonstrem seu talento e inovação, com a temática da competição neste ano — “Expressionismo à vista” (em tradução livre) — permeando todas as categorias e refletindo uma busca cada vez mais pulsante por formas de expressão criativa também no design de produtos. 

“Os prêmios vêm como reconhecimento a um novo trabalho que vem sendo desenvolvido pelo grupo Gava em busca de novos mercados. São fundamentais para mostrar que estamos trabalhando seriamente para atingir este objetivo, ao mesmo tempo em que trazem um peso para o lançamento da nossa nova marca dopo studio, uma marca voltada para produtos com design”, explica a diretora comercial do grupo, Aline Gava. 

Emerson Borges, o designer por trás da criação das mesas “Geo,” expressou sua alegria com o reconhecimento internacional: “Este projeto nasceu de uma parceria muito positiva e gerou resultados muito interessantes do ponto de vista do design. De fato superou as minhas expectativas em todos os aspectos”.

A coleção “Geo” da dopo studio com Emerson Borges, impressionou os jurados com sua fusão intrigante de formas e geometrias equilibradas. As mesas de centro e de cabeceira apresentam estruturas leves e sutis que brincam com diferentes volumes, criando contrastes de formas, pesos e texturas. A coleção se destaca pela sua versatilidade e capacidade de se adaptar a diferentes ambientes, proporcionando uma experiência única de design.

Geo coffee table

Geo coffee table

Geo coffee table

Geo coffee table

Geo coffee table

 

A mesa de centro Geo possui uma base em forma de gota suspensa, permitindo o uso modular e oferecendo múltiplas possibilidades de layout. Já a mesa de cabeceira Geo apresenta um design equilibrado com elementos complementares que estruturam uma peça atemporal e encantadora.

 

Geo bedside table

 

Geo bedside table

Geo bedside table

Geo bedside table

Geo bedside table

 

A parceria entre a dopo e o designer Emerson Borges, aliás, surgiu a partir do PDCIMob, culminando no desenvolvimento de sete peças, incluindo as duas premiadas. Nessa jornada de consolidação da dopo studio, a ABIMÓVEL e o SEBRAE desempenharam papéis fundamentais tanto na estruturação da nova marca e na parceria com profissionais, como para a participação na competição. 

“O PDCIMob é uma iniciativa muito importante para o fortalecimento de pequenos negócios. Com o projeto oferecendo oportunidades que muitas vezes parecem ser exclusivas de grandes grupos empresariais. Apresentando inclusive possibilidades de negócios antes inexploradas por muitas empresas, como o mercado externo”, explica Aline, diretora comercial do grupo Gava.

Ela explica que todas as ações realizadas desde o início do projeto contribuíram para o sucesso no MUSE Design Awards. “Desde os diagnósticos iniciais até as mentorias passando pela escolha do designer nos encaminharam para esta conquista e certamente irão contribuir para o sucesso da empresa neste novo mercado que se abre. Colocar a nossa empresa em contato com profissionais já consagrados no mercado nos deu a confiança de que podemos sonhar mais alto”, compartilha.

“Entendemos e trabalhamos com foco na importância de investir no desenvolvimento, no incremento da competitividade e na integração das micro e pequenas empresas brasileiras, como uma forma de investir no próprio crescimento da nossa indústria, comércio e economia. Quando uma empresa de pequeno porte conquista uma premiação internacional, confirmamos a capacidade e a eficiência desses negócios e de seus profissionais para se tornarem cada vez maiores no mercado”,  fala o presidente da ABIMÓVEL, Irineu Munhoz. 

A diretora-executiva da ABIMÓVEL, Cândida Cervieri, também se mostra entusiasmada com os resultados alcançados pelas empresas participantes do PDCIMob na competição e com a validação internacional promovida a partir disso: “As duas medalhas de ouro conquistadas pela dopo studio no MUSE Design Awards 2023 são testemunhos da excelência do design brasileiro e da potencialidade das empresas nacionais de todos os portes em competir no cenário interno e global. Essa conquista inspira nossa indústria e nossos designers a realmente buscarem novos horizontes por meio do amadurecimento de seus processos, com o PDCIMob sendo uma ferramenta estratégica nesse sentido”, pontua. 

Por falar no PDCIMob, o processo de criação do branding, nome e marca dopo studio foi resultado de um plano de ação proposto por intermédio do projeto para o melhor posicionamento da linha de móveis seriados do grupo Gava no mercado. “Em nossas análises, identificamos uma necessidade de reposicionamento para a nova linha de produtos e a partir daí formulamos um plano de ação executado de forma profissionalizada por uma agência contratada pela Gava para o desenvolvimento dos materiais propostos e estamos todos muito satisfeitos com os resultados já alcançados, o que fica ainda mais evidente com os dois ouros no MUSE Design Awards 2023″, explica Cândida. 

 

Brasil é destaque no MUSE 2023

Além da dopo studio e de Emerson Borges, mais quatro empresas e designers brasileiros se destacaram no MUSE Design Awards 2023. São eles: House Garden em parceria com o Studio Alfama e a designer Elayne Moraes, com dois ouros nas categorias “Móveis Outdoor” e “Seating & Comfort”; Mill Móveis e Elias Petruço, também ouro na categoria “Cozinhas”; Real Marcenaria e Erico Gondim, medalha de prata na categoria “Home”; e Zarat Estofados em parceria com Murilo Muller, prata na categoria “Seating & Comfort”. 

Continue nos acompanhando para ficar por dentro dos detalhes das peças vencedoras.


Sobre o PDCIMob

O Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração da Indústria do Mobiliário, ou PDCIMOb, é uma iniciativa desenvolvida entre a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Estruturado em três trilhas estratégicas — Inteligência Setorial e Digital, Melhoria da Competitividade e Aproximação Comercial —, o PDCIMob tem como objetivo principal a aprimoração da eficiência nas operações das micro e pequenas empresas do setor moveleiro em todas as etapas da gestão, produção e comercialização. Ao promover a integração da indústria, a iniciativa visa fortalecer a competitividade, impulsionar a inserção no mercado nacional e internacional, estimulando também a colaboração entre os diversos elos da cadeia moveleira. Desempenhando, dessa forma,  um papel estratégico na capacitação, na profissionalização e na expansão sustentável das empresas de móveis no Brasil.

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com