Competitividade e inovação para a indústria de mobiliário são temas de roadshow em Bento Gonçalves

03/10/2013

 

• Programação inclui palestras com especialistas e atendimentos individuais para que os empresários possam esclarecer dúvidas ou obter mais informações sobre os programas apresentados

 

Bento Gonçalves, maior polo produtor de móveis do estado do Rio Grande do Sul, receberá no próximo dia 8 de outubro a terceira etapa do roadshow de Competitividade e Inovação para a Indústria do Mobiliário, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) como estratégia do Plano Brasil Maior, iniciativa do Governo Federal, para o setor.


O roadshow conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (SINDMÓVEIS) e  Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs).


“A iniciativa é para aproximar as instituições integrantes do Conselho de Competitividade de Móveis da indústria brasileira. É uma oportunidade para ouvir os empresários regionais de modo que possamos realizar ações e estratégias que beneficiem o setor. O resultado dos últimos eventos já se mostra positivo, com novos mecanismos e instrumentos em vista para serem aplicados de acordo com a realidade dos distintos polos produtivos nacionais”, disse o diretor de Negócios da Apex-Brasil, Ricardo Santana.


Programação

A programação inclui o detalhamento de projetos, programas, linhas de financiamento, produtos e serviços das instituições que integram o Conselho de Competitividade de Móveis do Plano Brasil Maior, formado por representantes de 26 entidades dos setores público e privado que tem como objetivo estruturar iniciativas conjuntas para ampliar a competitividade do setor de mobiliário nos mercados interno e externo.


Integram a grade de palestrantes representantes da Apex-Brasil, Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) do MDIC, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES),  Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).


Além disso, serão apresentados os dois projetos de promoção comercial desenvolvidos por entidades setoriais em parceria com a Apex-Brasil: o “Orchestra Brasil”, com o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (SINDMÓVEIS), focado na exportação de componentes e serviços de design para a indústria de móveis; e o “Brazilian Furniture”, com o Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Distrito Federal (SINDIMAM), voltado para a exportação de móveis.


Após as palestras, os empresários poderão participar de atendimentos individuais para esclarecer dúvidas ou obter mais informações sobre os programas de apoio apresentados.


Polo

O município de Bento Gonçalves é o maior produtor de móveis do estado do Rio Grande do Sul. O polo tem 1.032 empresas, correspondendo a 42,2% do total de empresas em atividades no estado e por 86,1% dos empregos diretos e indiretos do setor, de acordo com o Relatório Setorial da Indústria de Móveis. O estudo revelou também que, em 2012, o polo foi responsável por 90,8% do volume de peças produzidas no Rio Grande do Sul.


Com relação ao mercado externo, de janeiro a julho de 2013, as exportações do polo atingiram cerca de US$ 31,3 milhões, correspondendo a 28,2% das exportações de móveis do estado.


Brasil

No geral, em 2012, o setor brasileiro de móveis contabilizou 17,5 mil empresas, empregando cerca de 322 mil pessoas e produzindo 494,2 milhões de peças. As exportações totalizaram US$ 708,7 milhões.

Serviço:

Roadshow de Competitividade e Inovação para a Indústria de Mobiliário - Etapa Bento Gonçalves/RS
Data: 8 de outubro de 2013.
Horário: das 13h30 às 19h.
Local: Auditório do Centro Tecnológico do Mobiliário SENAI (CETEMO) - Rua Presidente Costa e Silva, 571- Bairro Planalto - Bento Gonçalves/RS.


As inscrições para o roadshow são gratuitas e devem ser realizadas antecipadamente no endereço: http://www2.apexbrasil.com.br/exportar-produtos-brasileiros/calendario-de-eventos/3-roadshow-de-competitividade-e-inovacao-para-a-industria-de-mobiliario--bento-goncalvesrs
Assessoria de Imprensa da Apex-Brasil - (61) 3426-0715
www.apexbrasil.com.br