Custos da indústria sobem e ficam 30% acima do período pré-pandemia, aponta CNI

01/04/2024

Imagem: Freepik

 

Após uma sequência de cinco quedas, o ICI (Indicador de Custos Industriais) viu um aumento de 4% no quarto trimestre de 2023 em comparação com o trimestre anterior, superando o IPP (Índice de Preços do Produtor) e marcando um aumento de 30,1% acima do nível pré-pandemia. Esse índice reflete os custos enfrentados pelo setor industrial no que diz respeito à produção, capital e tributos. 

Nesse cenário, enquanto o custo de produção e o custo tributário registraram aumentos significativos, o custo com capital apresentou uma redução, que não foi suficiente para mitigar os aumentos dos outros componentes, resultando no aumento geral dos custos industriais, observou a CNI (Confederação Nacional da Indústria). 

A análise mais detalhada dos componentes do custo de produção revelou aumentos em todas as suas categorias, com destaque para o custo com pessoal, que teve o maior impacto com um crescimento de 13,1% devido a um mercado de trabalho aquecido e aumentos sazonais na massa salarial. O custo com bens intermediários e com energia também registrou altas influenciadas por variações nos custos de insumos nacionais e importados, bem como pelo aumento nas despesas com diferentes tipos de energia. Esses fatores juntos impulsionaram o custo de produção para 46,6% acima do patamar pré-pandemia, indicando pressões significativas sobre os custos no setor industrial.

Apesar do cenário de aumento geral, o custo com capital demonstrou um comportamento divergente, registrando uma queda pelo terceiro trimestre consecutivo, este influenciado pela redução na taxa básica de juros, a Selic. Por outro lado, o custo tributário, apesar de apresentar uma alta no último trimestre devido à sazonalidade da arrecadação, está em um nível inferior ao pré-pandemia, beneficiado por mudanças legislativas que reduziram as alíquotas de importantes tributos para a indústria. 

 

Saiba mais: https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/economia/custos-da-industria-sobem-e-ficam-30-acima-do-periodo-pre-pandemia-aponta-cni/