Demanda interna insuficiente segue como principal problema relatado na indústria, mas com menos impacto

23/10/2023

Imagem: Envato

 

Por outro lado, houve piora na percepção dos preços de matérias-primas, da satisfação com a situação financeira das empresas e com a satisfação com o lucro operacional

 

No terceiro trimestre de 2023, os principais problemas apontados pelos empresários industriais foram a demanda interna insuficiente em primeiro lugar, seguida pela elevada carga tributária e pelas taxas de juros elevadas. Segundo a instituição, é usual que esses fatores sejam elencados como os de maior impacto na atividade industrial, entretanto, a novidade é que houve uma redução de assinalações nesse semestre. Foi o que revelou a nova edição da Sondagem Industrial, da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Enquanto os percentuais associados aos três principais problemas apresentaram redução na passagem dos trimestres, as assinalações de grande parte dos outros problemas elencados sofreram aumento, como competição desleal e falta ou alto custo de trabalhador qualificado. 

Nesse cenário, foi possível observar o impacto da atividade, com os empresários relatando redução da produção mais intensa que em anos anteriores, queda do número de pessoas empregadas na indústria e um afastamento no nível de estoques em relação ao planejado. Além disso, houve piora na percepção dos preços de matérias-primas, da satisfação com a situação financeira das empresas e com a satisfação com o lucro operacional. 

Já a percepção a respeito da facilidade de acesso ao crédito apresentou melhora na passagem entre os trimestres. As expectativas do empresário em outubro seguem otimistas. Contudo, os empresários industriais mostram moderação do otimismo com a demanda e com a compra de matérias-primas.

Vejam os indicadores completos em: https://static.portaldaindustria.com.br/media/filer_public/6a/bb/6abbffdb-358c-4a85-9900-f5599df3ac4d/sondagemindustrial_setembro2023.pdf