Desempenho da indústria da construção cai, mas fica acima do esperado para janeiro

04/03/2024

Imagem: Freepik

 

O desempenho da indústria da construção e do emprego, com impacto significativo no setor moveleiro, caiu em janeiro na comparação com o mês anterior, ainda assim ficou acima da média para o período. O índice de evolução do nível de atividade da indústria da construção recuou 2,3 pontos e encerrou janeiro em 45,4 pontos. 

De acordo com a Sondagem Indústria da Construção, da CNI (Confederação Nacional da Indústria), o recuo afasta o índice ainda mais da linha divisória de 50 pontos, que separa o aumento da queda da atividade. No entanto, o indicador está 1 ponto maior do que a média de 44,4 pontos para meses de janeiro. 

A economista da CNI, Paula Verlangeiro, explica que o recuo do emprego também foi mais brando do que o esperado. O índice de evolução do número de empregados da construção recuou pelo terceiro mês consecutivo. Em janeiro de 2024, o índice caiu 0,6 ponto, para 44,9 pontos. Apesar disso, está acima do comportamento médio dos meses de janeiro, de 44,1 pontos. Os indicadores de atividade e emprego variam de 0 a 100, com uma linha de corte em 50 pontos. Dados abaixo da linha representam queda.

“Embora o nível de atividade e o nível de emprego usualmente sejam mais fracos nesse período do ano, por causa dos feriados, recessos, férias coletivas e até mesmo fatores ambientais que prejudicam o andamento da atividade como chuvas, os dois indicadores continuaram acima do comportamento médio esperado na passagem de dezembro de 2023 para janeiro de 2024”, explica a economista. 

Foram consultadas 333 empresas, sendo 127 pequenas, 132 médias e 74 grandes, entre 1º e 16 de fevereiro de 2024. A pesquisa é feita em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Leia mais em: https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/economia/atividade-e-emprego-recuam-na-industria-da-construcao-mas-desempenho-fica-acima-do-esperado-para-janeiro/