Design de móveis é destaque no IED durante o DW, uma parceria entre a Abimóvel, Projeto Brazilian Furniture e Apex-BRASIL !

31/07/2017

De 8 a 18 de agosto, o pátio do IED, na Rua Maranhão, em Higienópolis, recebe três exposições simultâneas de mobiliário, criadas especialmente para o DW! São Paulo Design Weekend – “Móvel Brasileiro Contemporâneo”, “Híbridos e Multifuncionais: Hackeando os Mestres” e “Protótipos da Casa” –, além de uma programação com mesas de discussão e oficinas dedicadas ao tema.

 

Para Victor Falasca Megido, diretor-geral do IED Brasil, nosso país tem uma grande tradição e distinção nos projetos de mobília. “Nossa força está nos materiais e, sobretudo, na criação. A cultura da cópia precisa chegar ao fim. Há enormes talentos entre profissionais consagrados e nomes das novas gerações. Ótimos exemplos dessa combinação podem ser vistos nas exposições e conteúdos apresentados no IED durante o DW!”, completa. 

 

 

Design autoral e indústria

 

Sob o tema “Design autoral e indústria”, as iniciativas são resultado de uma parceria entre o Instituto Europeu de Design, a Abimóvel – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário, Apex-BRASIL e a ADP – Associação de Designers de Produto, por meio de seu núcleo de mobiliário. 

 

Participam as marcas Artefama, Butzke, Flexform, Lazzari, Ornare e Saccaro, com criações dos designers Ângelo Duvoisin, Anna Scotta, Baldanzi & Novelli, Bruno Faucz, Rejane Carvalho Leite, Roque Frizzo, dentre outros, além de desenvolvimentos de seus próprios estúdios.

 

“O design gera inovação e agrega valor aos produtos e pode ser o maior aliado da indústria, trazendo uma nova perspectiva na construção da identidade do móvel brasileiro”, afirma Cândida Cervieri, diretora-executiva da Abimóvel. 

 

 

Futuro do móvel em debate

 

Convidados da Abimóvel discutem em painéis temas ligados à inovação promovida pelo design na área de mobiliário. Na quarta-feira, 9 de agosto, às 15h30, os designers Bruno Faucz e Roque Frizzo e os empreendedores Esther e Murilo Schattan (Ornare) apresentam “Uma nova perspectiva na construção da identidade do móvel brasileiro”. Às 19h30, a conceituada designer Marta Manente abordará o tema: Processo Criativo do Design Industrial, onde apresentará tendências mundiais.

 

Na quinta-feira, 10 de agosto, às 15h30, é a vez de Vanessa Lazzari (Grupo Lazzari), Marina Otte (Butzke), Claudio Muzzi (Flexform) e Murilo Toporcov (Informov) debaterem “Inovação + Design: aliados da indústria brasileira de móveis”.

 

A iniciativa “Híbridos e Multifuncionais” será apresentada ao público na terça-feira, 8 de agosto, às 14h, no auditório da faculdade, em evento coordenado pelo idealizador e diretor criativo do projeto, o designer e professor do IED São Paulo Christian Ullmann, com participações de alunos e profissionais envolvidos e de representantes da Eucatex e do Instituto Leo Madeiras, correalizadores. Na sequência, haverá uma visita guiada à exposição “Hackeando os Mestres”. 

 

 

Sustentabilidade e materiais

 

A programação também  traz a questão dos materiais utilizados na produção de mobiliário. ADP – Associação de Designers de Produto apresenta o painel “Design & Materiais”, na sexta-feira, 11 de agosto, a partir das 10h30, no auditório do IED São Paulo, com os temas “metal”, “vidro”, “tapeçaria”, “plástico” e “madeira”, em sessões de uma hora.   

 

Durante a Feira Viva, no Parque da Água Branca, no sábado, 12 de agosto, às 15h30, Hugo França e seus convidados conversam sobre a “madeira, o diamante de um futuro próximo”, em mesa também organizada pela ADP, com o apoio institucional do IED e ênfase na sustentabilidade.

 

 

Visibilidade internacional

 

“O móvel representa a principal vitrine para o design brasileiro, tanto no mercado nacional, quanto no internacional. Há muitas oportunidades e todas passam pelo design”, afirma Megido.

 

A Abimóvel e a Apex-BRASIL trarão, ainda, para o DW! uma missão de cinco jornalistas internacionais, através do Projeto Imagem vindos dos Estados Unidos, América Latina e Europa, que participarão de uma conversa com o público sobre: "O design brasileiro visto de fora”, com mediação de um jornalista representante da ONA – Online News Association. O evento será na quinta-feira, 10 de agosto, às 19h30, no auditório do Instituto Europeu de Design.

 

Programação completa e inscrições:

www.abimovel.com/design

 

 

 

AS EXPOSIÇÕES:

 

 

“Móvel Brasileiro Contemporâneo”

 

A exposição Móvel Brasileiro Contemporâneo, organizada pela Abimóvel e pelo Instituto Europeu de Design, com design expositivo de Ricardo Pessuto, apresenta criações recentes de Ângelo Duvoisin, Anna Scotta, Baldanzi & Novelli, Bruno Faucz, Rejane Carvalho Leite, Roque Frizzo, Studio Saccaro, dentre outros, para as marcas Artefama, Butzke, Flexform, Lazzari, Ornare e Saccaro. 

 

Lançamentos e apostas das marcas estão entre as peças selecionadas, que contemplam diversos segmentos da indústria, como móveis para áreas externas, para escritórios e para interiores de residências, com destaque para cadeiras, poltronas e mesas.

 

”As peças escolhidas revelam o encontro entre grandes criadores e marcas inovadoras e evidenciam o importante papel do design como diferencial competitivo na indústria”, considera DANIEL LUTZ, Presidente da Abimóvel.  Acrescenta ainda: “Elas demonstram a preocupação e o trabalho que a indústria da mobiliário vem desenvolvendo nos últimos 20 anos. A globalização e a competitividade internacional impuseram a indústria novos desafios”.

 

 

 

“Uma nova perspectiva na construção da identidade do móvel brasileiro”

 

Os designers Bruno Faucz e Roque Frizzo e os empreendedores Esther e Murilo Schattan debatem os caminhos para a construção da identidade do móvel brasileiro. Os profissionais traçam as novas perspectivas de design autoral na indústria, levando em conta os consumidores, os fabricantes, os lojistas e os criadores.

 

A mesa de discussões será realizada no auditório do IED São Paulo, na quarta-feira, 9 de agosto, às 15h30. A iniciativa é uma parceria entre a Abimóvel – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário e o IED – Instituto Europeu de Design, em conjunto com as marcas Artefama, Ornare e Saccaro.

 

Serviço 

Painel: “Uma nova perspectiva na construção da identidade do móvel brasileiro”

Convidados: Bruno Faucz, Roque Frizzo, Esther e Murilo Schattan (Ornare)

Local: Auditório do IED São Paulo 

Endereço: Rua Maranhão, 617 – Higienópolis

Data: de 9 de agosto, quarta-feira

Horário: 15h30

Inscrições: www.abimovel.com/design

Gratuito, com vagas limitadas.

Haverá serviço de valet disponível no local.

 

 

 

“Processo Criativo do Design Industrial”

 

Marta Manente é formada em Tecnologia em Produção Moveleira e pós-graduada em Design de Produto, com ênfase em móveis. Tem grande experiência no mercado moveleiro, atendendo importantes players do Brasil e atuou como professora de cenários internacionais para o curso de Especialização em Design entre as Universidades de Pordedone, na Itália, e de Caxias do Sul (RS). Viaja o mundo em busca de tendências e novidades, traduzindo suas vivências em projetos e produtos viáveis para a indústria brasileira.

 

Serviço 

Painel: “Processo Criativo do Design Industrial”

Convidada: Marta Manente

Local: Auditório do IED São Paulo 

Endereço: Rua Maranhão, 617 – Higienópolis

Data: de 9 de agosto, quarta-feira

Horário: 19h30

Inscrições: www.abimovel.com/design

Gratuito, com vagas limitadas.

Haverá serviço de valet disponível no local.

 

 

 

“Inovação + Design: aliados da indústria brasileira de móveis”

 

Marina Otte, designer da Butzke e professora universitária, Vanessa Lazzari, diretora de marketing do Grupo Lazzari, Claudio Muzzi, diretor estratégico de produtos na Flexform e Murilo Toporcov, diretor comercial da Informov compartilham suas visões sobre a importância do design para o processo de inovação na indústria mobiliária brasileira. 

 

A mesa de discussões será realizada no auditório do IED São Paulo, na quinta-feira, 10 de agosto, às 15h30. A iniciativa é uma parceria entre a Abimóvel e o Instituto Europeu de Design - IED, em conjunto com as marcas Butzke, Grupo Lazzari Móveis e Flexform.

 

Serviço 

Painel: “Inovação + Design: aliados da indústria brasileira de móveis”

Convidados: Vanessa Lazzari (Grupo Lazzari), Marina Otte (Butzke), Claudio Muzzi (Flexform) e Murilo Toporcov (Informov)

Local: Auditório do IED São Paulo 

Endereço: Rua Maranhão, 617 – Higienópolis

Data: de 10 de agosto, quinta-feira

Horário: 15h30

Inscrições: www.abimovel.com/design

Gratuito, com vagas limitadas.

Haverá serviço de valet disponível no local.

 

Confira a programação completa do IED no DW! 2017:

www.ied.edu.br/dw2017