DIVULGADOS NÚMEROS DAS EXPORTAÇÕES NO ÚLTIMO MÊS

05/06/2018

A ABIMÓVEL, juntamente com a APEX-BRASIL, divulgaram, nesta semana, os dados do monitoramento das exportações de móveis baseado no mês de abril/2018. O relatório faz parte do conjunto de ações de Inteligência Comercial e Competitiva do Projeto Brazilian Furniture e constitui um importante meio de acompanhar e planejar as ações de exportação do PBF. As vendas externas da indústria moveleira monitoradas são aos seguintes países selecionados: Chile, Colômbia, Emirados Árabes, Estados Unidos, México, Panamá, Peru e Reino Unido. 

É importante salientar que esse conjunto de informações disponíveis no Relatório de Monitoramento das Exportações de Móveis tem como finalidade auxiliar as empresas no acompanhamento do seu desempenho no comércio exterior frente à média nacional. Além disso, possibilita identificar novos mercados potenciais.

No panorama geral, a taxa de crescimento dos últimos 12 meses apresenta: no segmento estofados: 9,0%; móveis de metal: 3,2%; móveis de madeira: 16,2; colchões: 8,9%. Totaliza, na junção dos segmentos descritos, 15,1% de crescimento nos 12 meses. Já o acumulado do ano, nos quatro segmentos, apresenta crescimento de 17,9%. 

Quanto ao crescimento mensal, comparando o valor do mês de abril de 2018 frente o mesmo período do ano anterior, no segmento colchões, foram 58,7% a mais neste ano, números bastante animadores. Em móveis de madeira, o crescimento foi de 23,8%. Em móveis de metal foram 2,2% e nos estofados, houve um crescimento de 29,8%.

O Relatório completo apresenta, dentre outros dados relevantes, os gráficos com panoramas gerais, participação dos segmentos móveis no total exportados, mês a mês; exportações de móveis por segmento nos últimos 12 meses; além de uma tabela completa de cada segmento, com dados de exportações brasileiras por destino. No capítulo destinado aos Panoramas Mercados-Alvo, mais informações e detalhamento por país, em cada segmento, e números dos 12 meses, acumulado no ano e Mensal, comparando com o mesmo período de 2017. 

Você quer saber mais? Acesse o Relatório completo, com tabelas e números detalhados. Seja associado, junte-se a nós para planejar e crescer com o setor moveleiro do Brasil.