“Elas Exportam”: MDIC e ApexBrasil abrem inscrições para segunda fase de seleção do programa que visa ampliar a participação feminina no comércio internaciona

19/07/2023

O MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) estão com inscrições abertas para a segunda fase do Programa “Elas Exportam”. O programa oferece mentoria gratuita para mulheres com experiência no comércio exterior e empreendedoras que desejam começar a exportar. Empresas interessadas em receber a mentoria podem se inscrever até o dia 21 de julho.

Apesar dos avanços no empreendedorismo feminino, a disparidade de gênero no comércio exterior ainda é evidente. Atualmente, menos de 10% das empresas apoiadas pela ApexBrasil possuem mulheres em cargos de liderança, e apenas 14% das empresas exportadoras brasileiras têm maioria feminina nos quadros societários. Com o programa “Elas Exportam”, portanto, as instituições pretendem transformar essa realidade e promover a inserção de empresas lideradas por mulheres no competitivo mercado internacional.

A intenção é realizar um “match” entre mentoras e empresas, considerando setor, região, porte e mercado de atuação. Nessa primeira etapa, 20 empresárias experientes em exportação irão orientar 20 empresas lideradas por mulheres que desejam começar a exportar. 

 

Inscreva-se pelo link até 21 de julho: https://apexbrasil.com.br/mulheresenegociosinternacionais.