Emprego na indústria cresce no 1º semestre, mas com sinais de desaceleração

15/08/2023

Desemprego no país também alcança a menor taxa em nove anos

 

O emprego na indústria brasileira registrou um aumento de 0,8% no primeiro semestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com a pesquisa Indicadores Industriais da CNI (Confederação Nacional da Indústria). 

O rendimento médio real do trabalhador e a massa salarial também apresentaram resultados positivos, com altas de 3,5% e 4,3%, respectivamente, durante o ano. No entanto, dados recentes mostram oscilações nos indicadores, indicando uma perda de dinamismo na indústria de transformação. A percepção de baixa demanda ainda tem levado os empresários a hesitar na contratação de novos trabalhadores.

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) na indústria de transformação atingiu 78,7% em junho de 2023, mostrando um leve recuo em relação a maio. Embora tenha havido quedas, a UCI ainda permanece em um nível elevado.

Na indústria de móveis e colchões, os últimos dados consolidados divulgados pela ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) apontam que o emprego no setor teve alta de 2,6% no acumulado de janeiro a maio de 2023. Porém, nos últimos 12 meses, houve uma queda de 3,1%.

 

Taxa de desemprego cai para 8% no Brasil

Quando olhamos para o cenário geral no país, a taxa de desemprego no Brasil atingiu 8% no segundo trimestre de 2023, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esse é o patamar mais baixo para o período em nove anos, desde 2014. 

O número de desempregados diminuiu para 8,6 milhões entre abril e junho, representando uma redução de 785 mil pessoas em relação ao trimestre anterior. A pesquisa Pnad Contínua, que abrange uma variedade de empregos, revela essa tendência positiva no mercado de trabalho brasileiro, incluindo, porém, os trabalhos informais.