Empresários de pequeno porte estão com expectativas mais favoráveis na indústria

15/08/2023

O panorama econômico das pequenas indústrias ganhou um tom mais confiante no segundo trimestre deste ano, de acordo com o Índice de Confiança do Empresário Industrial de Pequeno Porte, medido pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). Registrando 44,8 pontos, um aumento considerável em relação à média histórica de 43,8 pontos e à marca do segundo trimestre de 2022, que ficou em 42,5 pontos, o índice reflete uma tendência positiva em meio às adversidades, embora ainda aquém do panorama considerado ideal.

 

 

A confiança do empresariado industrial também evidencia um impulso. O Índice de Situação Financeira obteve uma recuperação de 2,0 pontos, alcançando 41,3 pontos. Embora essa melhora seja parcialmente um contrapeso à queda do primeiro trimestre de 2023, que apresentou um recuo de 3,7 pontos, esse índice se posiciona acima da média histórica (38,2 pontos) e demonstra uma relativa estabilidade no cenário financeiro das pequenas indústrias.

 
 
 

Apesar dessas melhorias, os empresários de pequeno porte ainda enfrentam obstáculos significativos. A elevada carga tributária e as taxas de juros continuam figurando no topo da lista de problemas enfrentados pelas indústrias de transformação e de construção no segundo trimestre de 2023.