Enquanto cresce o número de setores confiantes nas perspectivas do mercado, confiança cai no setor de móveis

04/03/2024

Imagem: Freepik

 

Os Resultados Setoriais do ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial) de fevereiro mostram que os empresários industriais de 25 dos 29 setores analisados estão confiantes em 2024. O dado apresentado na pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) é o mais alto desde outubro de 2022 e mostra que a confiança está bem disseminada na indústria, com exceção de quatro setores, que incluem o de móveis e o de madeira. A instituição consultou 2.033 empresas, entre os dias 1º e 16 de fevereiro de 2024.

Com isso, apenas quatro dos 29 setores analisados ficaram com o índice de confiança abaixo dos 50 pontos, que separa a confiança da falta de confiança.

Três setores da indústria saíram da falta de confiança para a confiança. São eles: Produtos de borracha (51,1 pontos); Equipamentos de informática, eletrônicos e ópticos (50,3 pontos); e Couro e artefatos do couro (50,3 pontos). De acordo com a pesquisa, apenas o setor de móveis retrocedeu no nível de confiança.

 

ICEI FEVEREIRO

 

Diante desse cenário, a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) vem estudando e defendendo medidas para incentivar a indústria brasileira de móveis, tais como conversações com o Governo Federal para a desoneração da folha de pagamento no setor e a inclusão dos móveis no financiamento de programas habitacionais, como o Minha Casa, Minha Vida. “Sabemos que se trata de algo difícil, mas não entregamos o bastão. Inclusive tenho uma reunião já agendada com o Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços para tratar das pautas”, revela o presidente da entidade, Irineu Munhoz.

 Veja o relatório completo em: https://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/icei-setorial/?utm_source=jor&utm_medium=comunique&utm_campaign=release&utm_content=texto-fixo

 

*Com informações da CNi.