Está confirmado. De 25 a 27 de agosto acontece o INSPIRAMAIS – Salão de Design e Inovações de Materiais para Moda.

09/07/2020

Único do gênero na América Latina, o INSPIRAMAIS é conhecido como referência para o mercado da moda e responsável por impulsionar o processo criativo de toda a indústria de confecção, têxtil, calçadista, moveleiro, automotivo, acessórios e bijuterias – nacional e Latino Americana - reunindo informações que unificam linguagem e metodologia para toda a cadeia produtiva da moda.

O Salão apresenta uma produção baseada em referências e inspirações únicas, pautada na brasilidade e espelhada em um vasto material de pesquisa desenvolvido por um grupo altamente gabaritado de profissionais de design.

O projeto envolve inúmeras ações, como apresentação de mais de centenas de produtos inovadores, os principais players da moda nacional e internacional, estandes de empresas, apresentação de cartelas de cores, palestras e consultorias, projetos de pesquisas e rodadas de negócios.

100% digital – experiência para marcar o mercado da moda e inovação tecnológica

Imagine entrar em um Salão de Design e Inovação de materiais para moda e participar de um tour para conhecer as referências mundiais, conhecer centenas de lançamentos em inovação, tecnologia, sustentabilidade e design, ter acesso a projetos inovadores, agendar rodadas de negócios nacionais e internacionais, participar de palestras, ter contato com diversas empresas e receber informações que transformam suas decisões para ser mais assertivo no mercado de consumo. Imaginou? É o INSPIRAMAIS!

Este ano, a edição optou por manter toda a estrutura de projetos e lançamentos que marcam os mais de 10 anos do Salão de Inovação, mas trazer tudo para o formato digital.
Segundo a organização a ideia não é transpor o mundo físico para o virtual, mas sim promover uma experiencia exclusiva, com possibilidade de conhecer lançamentos e produtos, participar de toda a programação e efetivar negócios diretos com as empresas no ambiente virtual.

“O INSPIRAMAIS promete ser a maior experiencia online do segmento da moda no país - traduzindo o que o INSPIRAMAIS sempre trouxe a toda indústria da moda do Brasil e exterior. Será surpreendente”, comenta Ilse Guimarães, superintendente do Inspiramais.

Walter Rodrigues, estilista, pesquisador e responsável pelo Núcleo de Design do INSPIRAMAIS entende que este é um processo natural dos projetos de moda: “a Moda já vinha flertando com este caminho virtual a bastante tempo. A pandemia só acelerou o processo. O modelo digital fascina. Se no modelo físico falamos com sete mil profissionais, agora temos a chance de ampliar isso, e a plataforma tem todos os atributos para essa promoção. A feira ampliará os dois dias que existe no físico e se transformará para muito além disso”, comentou.

Vale lembrar que o INSPIRAMAIS é grande fonte de referências para designers de moda de muitos países, recebendo a participação de profissionais e empresas do México, Peru, Equador, Estados Unidos, Colômbia, Argentina, Bolívia, Itália, França, Inglaterra e países da Ásia e continente Africano.

O INSPIRAMAIS não é só uma plataforma, é uma mudança de comportamento de encararmos o futuro tecnológico. O futuro da indústria é híbrido e está redesenhando toda a indústria.



Negócios mundiais em conexão digital
Para esta edição o número de empresas inscritas para as Rodadas de Negócios já surpreende. “Estamos com inscrições de mais de 200 compradores internacionais para participar do Projeto Comprador internacional. Mais do que negócios, o INSPIRAMAIS leva a imagem institucional do país. Ver tantos grupos internacionais se inscrevendo de forma espontânea já em busca de fazer negócios com nossos produtos é incrível. Não temos mais fuso horário, tempo de deslocamento, passagem aéreas. Estamos chegando no mundo todo que pode absorver todo esse conhecimento que oferecemos”, comenta Maria Cândida, da Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário, e que está presente na participação do Inspiramais.

Para a ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) este é um processo irreversível. Segundo Fernando Pimentel, presidente da entidade, “Não teremos um mundo pós Covid, mas sim um mundo com o Covid. Esse novo formato do mundo digital e tecnológico não é algo novo, só foi acelerado. Cada vez mais a integração dos elos que produzem e distribuem se tornam inevitáveis e a tecnologia fará a grande diferença. O desafio é saber como humanizar esse processo”.
 

Fernando Bello, Presidente do CICB (Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil)  também conclui que este é o caminho: o setor do couro é uma indústria milenar, que já passou por todas as histórias junto a humanidade. Desta vez nos motiva a possibilidade de ingressar com força no mercado virtual. Vamos nos aproximar do consumidor com mais agilidade de tomar decisões, ter proximidade com o mundo o dia todo e 24h por dia. O INSPIRAMAIS está preparado para proporcionar tudo isso.



INSPIRAMAIS no mundo virtual
Se o INSPIRAMAIS se caracteriza pelas inovações, o projeto busca superar os desafios do mundo digital com sua experiencia de vanguarda. “Vamos transformar todos esses valores e os lançamentos de produtos neste modelo digital. O INSPIRAMAIS é um programa de desenvolvimento para as empresas, que se inicia com uma pesquisa e trazemos esses valores com o viés brasileiro. Essa interação com as pesquisas e desenvolvimento de produtos já acontecia e sempre foi interessante”, salienta Walter Rodrigues.


A partir do tema Free Spirit os conectados ao INSPIRAMAIS irão ter acesso a diversos projetos, como o Conexão Inspiramais,Preview do Couro, Projeto + Estampa, 

Projeto Comprador,Conexão Criativa e Comercial, além de Palestras, showroons e pesquisas de materiais.

Todo o setor unido para desenvolver o melhor da moda brasileira conta com apromoção da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (ASSINTECAL), daAssociação Brasileira de Indústria Têxtil e Confecção (ABIT), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), apoio de algumas das principais entidades setoriais do país, como ABEST, ABIACAV, Abicalçados, In-Mod, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), ABVTEX, Francal, Ápice, Guia Jeans Wear. Ainda tem o patrocínio da Cipatex, Altero, Bertex, York, Sprint Têxtil, Caimi&Liaison, Brisa; Intexco, Aunde Brasil, Advance Têxtil, Cofrag, Endutex, Colorgraf, Componarte, Branyl, Suntex, Top Shoes Brasil, Soares e Pellenali.



Mais informações

C-Comunica

Carlos Lopes: 11 98923-0749 | carloslopes@c-comunica.com
Isabelle Delbianque | imprensa@c-comunica.com