Exportações brasileiras de móveis e colchões acumulam duas altas seguidas e alcançam melhor resultado do ano

20/10/2023

Clima em todo o comércio global, porém, é de alerta diante da iminência de fragmentações econômicas

 

Ganhando força em um ambiente desafiador para o comércio exterior, as exportações brasileiras de móveis e colchões atingiram a marca de US$ 70,6 milhões em agosto de 2023. Um aumento expressivo de 13,8% em relação a julho.

O resultado foi o melhor para um mês ao longo de todo o ano, vindo na sequência de uma alta de 5,1% na passagem de junho para julho. Tal desempenho mostra que, apesar das adversidades acumuladas nos primeiros meses de 2023, a indústria brasileira de móveis vem ganhando tração no mercado internacional.

Os dados fazem parte de levantamento do IEMI, com base nos dados oficiais da Balança Comercial brasileira, para o Projeto Setorial Brazilian Furniture, iniciativa idealizada pela ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de impulsionar as exportações brasileiras no setor moveleiro.

Mesmo com as recuperações mensais consecutivas, porém, o montante exportado no período não foi o suficiente para reverter o recuo no acumulado do ano, mas colaboraram para frear a queda, que passou de -16,2% entre janeiro e julho, para -15% até agosto. 

Ao olharmos para os últimos 12 meses, a retração foi de 19,2% nas exportações. Isso sugere que, apesar da retomada recente, o setor ainda tem obstáculos significativos a serem superados.

 

Clima é de alerta para o comércio global

No cenário atual, a melhora consecutiva das exportações nos últimos meses indica que a indústria brasileira de móveis e colchões está respondendo às demandas e peculiaridades do mercado global, encontrando espaço para expansão e buscando estabilidade.

É importante pontuar, no entanto, que de uma forma geral o comércio mundial de mercadorias deve crescer apenas 0,8% em volume em 2023, ou seja, menos da metade do que foi projetado em abril (1,7%), segundo as últimas projeções divulgadas pela OMC (Organização Mundial do Comércio), que se preocupa com as tensões geopolíticas e a inflação ao redor do mundo.

Já quando falamos no próximo ano, a expectativa é de um cenário mais favorável. Isso, a depender, entre outras questões, da resolução de impasses políticos e comerciais em diferentes regiões do globo. “O crescimento positivo do volume de exportações e importações deve ser retomado em 2024, mas devemos permanecer alertas”, disse o economista-chefe da OMC, Ralph Ossa, em comunicado emitido no início de outubro.

A organização ressalta o impacto negativo que uma divisão do comércio mundial em dois blocos geopolíticos poderia ter como resultado da invasão russa na Ucrânia, com os aliados de Kiev, de um lado, e os aliados da Rússia, do outro. A escalada do conflito entre Israel e Palestina desde a última semana levanta outro grande sinal de alerta. Diante do perigo de uma fragmentação da economia global, então, a OMC fez um apelo ao fortalecimento do ambiente comercial, evitando-se medidas protecionistas neste momento. A ABIMÓVEL continuará acompanhando as questões. 

 

Projeto Setorial Brazilian Furniture

O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que tem por objetivo incrementar a participação da indústria brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas tendo como base os pilares da sustentabilidade, competitividade e do design integrado à indústria, voltados para o mercado global.

Atualmente, o Brazilian Furniture conta com a participação de mais de uma centena de empresas que possuem acesso a informações de Inteligência Comercial e Competitiva, Feiras e Missões Comerciais Internacionais, Projetos Comprador, Projeto Imagem, Programa de Design Integrado à Indústria, entre outras inúmeras atividades no exterior.

Para os próximos dois anos, a proposta de promoção comercial em alinhamento prevê um trabalho robusto, com mais de 50 ações estruturantes e estratégicas em mercados-alvos prioritários e secundários, tanto em formato físico quanto remoto, ampliando ainda mais as possibilidades de participação e engajamento das empresas associadas ao projeto e compradores internacionais.

Visite: brazilianfurniture.org.br

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com