Exportações brasileiras de móveis e colchões cresceram no início do segundo semestre

28/09/2023

Imagem: Freepik

 

Acumulado do ano, no entanto, segue refletindo obstáculos para a estabilização do comércio exterior em 2023

 

As exportações brasileiras de móveis e colchões tiveram um desempenho positivo no mês de julho de 2023, com um total de US$ 62,0 milhões em vendas para o mercado internacional. Um dos melhores resultados do ano na variação mês a mês.

O valor representa um aumento de 5,1% no montante exportado no sétimo mês do ano em comparação com  o desempenho de junho, quando as exportações alcançaram US$ 59,0 milhões. Dessa forma, recuperando em parte o volume perdido no mês anterior e trazendo perspectivas mais positivas para a segunda metade do ano, que acumula queda de 16,2% nas exportações do setor entre janeiro e julho em relação a igual período em 2022.

Os dados fazem parte de levantamento do IEMI, com base nos dados oficiais da Balança Comercial brasileira, para o Projeto Setorial Brazilian Furniture, iniciativa idealizada pela ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de impulsionar a participação da indústria brasileira de móveis no mercado internacional.

“Embora o mês de julho tenha apresentado um desempenho positivo num caminho de recuperação, esta jornada traz ainda muitos obstáculos. A queda no acumulado do ano, bem como dos últimos 12 meses, que chega a -18,7%, refletem as adversidades que enfrentamos no mercado interno e externo. A elevada inflação global, com especial atenção a mercados-alvo da indústria brasileira de móveis, assim como incertezas geopolíticas e as mudanças nas demandas dos consumidores em todo o mundo, sobretudo em relação à sustentabilidade econômica e ambiental, são fatores que continuam a nos impor desafios frequentes”, analisa o presidente da ABIMÓVEL, Irineu Munhoz. 

Ele prossegue: “No entanto, estamos determinados a superar esses obstáculos, buscando novas oportunidades de mercado, investindo em inovação, qualidade, design e também na gestão da sustentabilidade, na normalização dos produtos nacionais em sinergia com as principais normas e demandas globais, bem como no fortalecimento de nossas parcerias comerciais. A indústria de móveis brasileira tem um grande potencial. Com design original, boas práticas e com altos critérios de segurança e qualidade, estamos confiantes de que podemos garantir um futuro próspero para o setor”.

 

Indústria brasileira de móveis: diferenciais e participação global

De fato, o Brasil tem uma identidade muito particular no design, na indústria e na preocupação ambiental, questão inspirada por nossa formação cultural e pela multiplicidade de recursos materiais, bem como na produção típica de várias regiões do País, herança da criatividade, bem como da diversidade do nosso povo e biomas, que tornam o mobiliário brasileiro cada vez mais atrativo e apreciado no cenário global. 

Esses fatores têm contribuído para o posicionamento dos exportadores brasileiros em mercados importantes. Atualmente, os Estados Unidos lideram como o principal destino das exportações brasileiras de móveis e colchões, com uma participação significativa de 32,5% no mês de julho. Em seguida vemos o Uruguai, com 10,0%, e o Chile, com 6,8% do total exportado. Além disso, mercados como o britânico, o francês e demais países da América Latina também têm contribuído para as exportações do setor neste ano.

Cientes das possibilidades de expansão nestas regiões, a ABIMÓVEL e a ApexBrasil atuam com uma agenda robusta de ações dentro e fora do país com foco na atração de compradores internacionais e na ampliação do posicionamento global das empresas e dos produtos brasileiros. No próximo mês, aliás, o Projeto Brazilian Furniture promove a Missão Comercial High Point Market, levando 21 indústrias de móveis brasileiras para a feira, que ocorre de 14 a 18 de outubro nos Estados Unidos.

Dados projetados pelo IEMI com exclusividade para o Brazilian Furniture, demonstram que as exportações brasileiras de móveis para os EUA ainda contam com um potencial adicional de crescimento de mais de 18% nos próximos três a cinco anos. Além disso, a participação brasileira na High Point Market é mais uma oportunidade para as indústrias nacionais estreitarem suas relações ou mesmo terem acesso a novos parceiros comerciais, não só da América do Norte como de outras regiões, com a feira tradicionalmente atraindo milhares de visitantes oriundos de mais de 100 países.

Ao todo, as 21 empresas participantes da Missão Comercial High Point Market 2023 terão a chance de fortalecer o networking e negociar diretamente com compradores internacionais qualificados a partir de rodadas de negócios presenciais articuladas de forma estratégica pela equipe do Brazilian Furniture.

Além disso, 10 delas também estarão expondo suas marcas e produtos durante a feira, em estandes exclusivos do projeto para destacar os diferenciais técnicos e visuais do móvel brasileiro.

 

Projeto Setorial Brazilian Furniture

O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que tem por objetivo incrementar a participação da indústria brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas tendo como base os pilares da sustentabilidade, competitividade e do design integrado à indústria, voltados para o mercado global.

Atualmente, o Brazilian Furniture conta com a participação de mais de uma centena de empresas que possuem acesso a informações de Inteligência Comercial e Competitiva, Feiras e Missões Comerciais Internacionais, Projetos Comprador, Projeto Imagem, Programa de Design Integrado à Indústria, entre outras inúmeras atividades no exterior.

Para os próximos dois anos, a proposta de promoção comercial em alinhamento prevê um trabalho robusto, com mais de 50 ações estruturantes e estratégicas em mercados-alvos prioritários e secundários, tanto em formato físico quanto remoto, ampliando ainda mais as possibilidades de participação e engajamento das empresas associadas ao projeto e compradores internacionais.

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com