Exportações de móveis e colchões ganharam força ao final do último trimestre, trazendo melhores perspectivas para o início de 2024

16/01/2024

Imagem: Freepik

 

As exportações brasileiras de móveis e colchões tiveram um aumento significativo no último mês de novembro, reafirmando as previsões um pouco mais favoráveis para o fechamento de 2023 compartilhadas recentemente pela ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário).

Com um montante de US$ 68,5 milhões em produtos acabados vendidos ao exterior no penúltimo mês do ano passado, o setor registrou um crescimento de 10,4% em comparação com outubro. 

Os indicadores fazem parte de levantamento do IEMI, com base nos dados oficiais da Balança Comercial brasileira, para o Projeto Setorial Brazilian Furniture, iniciativa idealizada pela ABIMÓVEL em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Em recente declaração, o presidente da ABIMÓVEL, Irineu Munhoz, destacou a importância desses números: “O crescimento observado em outubro e novembro demonstra um novo ânimo no comércio exterior ao final do ano passado, trazendo melhores perspectivas para a indústria moveleira no início de 2024. Por isso mesmo a necessidade de se manter atualizado em relação aos indicadores do setor, com os estudos disponibilizados por meio do Brazilian Furniture sendo cruciais no planejamento estratégico das empresas associadas ao projeto”.

De fato, a tendência de crescimento observada no último trimestre do ano passado é não só influenciada pelas dinâmicas no mercado brasileiro e global, como também se mostra como um reflexo direto das estratégias adotadas pelas indústrias brasileiras do setor, que têm se concentrado em inovação, gestão sustentável, design integrado à indústria e na expansão de mercados por meio da participação em ações e em feiras internacionais.

 

Perspectivas 2024

Os resultados obtidos em 2023 e as ações já programadas para 2024, com a participação em feiras e a organização de Missões Comerciais em algumas das maiores vitrines do setor moveleiro no mundo, tais quais as Semanas de Design de Milão (Itália) e de Nova York (Estados Unidos), apontam para mais um ciclo relevante do Projeto Brazilian Furniture, que hoje conta com cerca de 150 empresas associadas, que exportam para 180 países.

A primeira ação deste ano ocorre de 14 a 18 de janeiro na Alemanha, com 27 empresas brasileiras participando da Missão Comercial IMM Cologne 2024: leia mais clicando aqui. Ainda em janeiro, o Projeto Brazilian Furniture retorna ao Brasil para a realização do Projeto Comprador Movelpar 2024, conectando 46 marcas brasileiras a 15 compradores internacionais.

Seguindo com o calendário do primeiro semestre, um dos destaques são os preparativos para o Salone del Mobile.Milano e o Fuorisalone 2024, que ocorrem em abril, com a exposição de dezenas de marcas brasileiras em espaços expositivos pensados para exaltar o melhor da brasilidade em quesito de inovação, matérias-primas, sustentabilidade e design.

Por falar nisso, alguns dos pontos altos na programação do Brazilian Furniture em Milão — capital mundial do design — são as ações relacionadas ao Projeto Imagem, que leva jornalistas dos principais veículos internacionais do setor para conhecerem as novidades em produtos e tendências “made in Brazil”, bem como o Design Brasil + Indústria, programa de design integrado à indústria que, ao unir fabricantes e designers de móveis, resulta em peças únicas, de valor agregado e funcionalidade, que são levadas ao mundo por meio do projeto. E essas são apenas algumas das atividades programadas pelo Brazilian Furniture por lá no próximo ano, com ações inovadoras por vir. Mais informações em breve!

Em tempo, outras duas edições do Projeto Comprador — no Salão de Gramado (junho 2024) e na ForMóbile (julho 2024) — estão com inscrições abertas até 26 de janeiro de 2024: saiba como participar!

 

Projeto Brazilian Furniture

O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que tem por objetivo incrementar a participação da indústria brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas, tendo como base os pilares da sustentabilidade, da competitividade e do design integrado à indústria.

Para fazer parte do projeto e colocar sua marca nos maiores eventos do setor moveleiro ao redor do mundo, acesse: brazilianfurniture.org.br.

 

Sobre a ABIMÓVEL

A ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) tem atuado há mais de três décadas em prol do fortalecimento da indústria e do setor moveleiro nacional. Com uma agenda propositiva e em parceria com o setor público e privado, a entidade trabalha para impulsionar a produção e melhorar o ambiente de negócios no Brasil. Proporcionando, assim, a criação de oportunidades e a abertura de novos mercados para empresas de toda a cadeia madeira e móvel ao colocar em prática diversas iniciativas voltadas para o fomento da competitividade e da inovação no setor. Incluindo programas de exportação, sustentabilidade, design integrado à indústria, adequação fabril, incremento aos micro e pequenos negócios, inteligência comercial, entre outros.

 

Sobre a ApexBrasil

A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com