FREE SPIRIT É O TEMA APRESENTADO NO PREVIEW DO COURO

15/01/2020

O tema Free Spirit. O conceito, o próprio Manei Carmenatti, designer e consultor do Inpiramais e coordenador do Preview explica:

“Uma reflexão sobre o momento de (r)evolução que estamos presenciando, com um sentimento criativo muito similar à dos anos 1970, década marcada pelas contraculturas e a força streetstyle”, explica.

Desta forma, o preview propõe a valorização de acabamentos naturais, utilizando o menor número de processos sobre o couro, materiais mais limpos, além de explorar texturas, estampas e gravações que enalteçam o aspecto clássico e elegante do material.

O Preview do Couro 2021_II é um projeto que apresenta um amplo trabalho de pesquisa de materiais e cartela de cores e que se propõe a encorajar o setor coureiro na criação, no aperfeiçoamento e na promoção comercial do couro acabado e autêntico, fomentando a imagem desse produto e dos curtumes no exterior.

A botânica também foi um elemento importante de inspiração para criação de novas texturas e estampas que se fundem sobre o couro. Materias com texturas aveludadas, acamurçadas, nos brocados lisos e estruturados.

“A cartela vem 10 cores,tons pastel, caramelo, naturais puxando para os terrosos e verde natureza, pois observamos os movimentos do mercado e entendemos a necessidade de gerar um conjunto que contemple o futuro e o presente simultaneamente, ampliando as possibilidades de desenvolvimento e comercialização para os 16 curtumes participantes do projeto Preview do Couro. 

Para a estação, o Preview do Couro contou ainda com a parceria das marcas Arezzo, Schutz e Fiver no desenvolvimento de protótipos de calçado e acessórios.

O Preview do Couro 2021_I é realizado pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Brazilian Leather, Assintecal,  By Brasil Components, Machinery and Chemincals e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo às exportações de couros.

Fonte: INSPIRAMAIS