Governo federal zera imposto de importação de 628 máquinas e equipamentos industriais sem produção no Brasil

24/05/2023

O Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou no último dia 09 de maio, a redução do imposto de importação para 0% de um conjunto de bens industriais, com o objetivo de reduzir custos para investimentos produtivos no Brasil e gerar empregos. 

Serão publicadas duas novas resoluções da Camex, uma delas com a inclusão de 564 itens de máquinas e equipamentos industriais fabricados no exterior, e a outra com a inclusão de 64 novos itens de bens de informática e telecomunicações. Somando, ao todo, 628 itens com impostos de importação zerados.

Os produtos envolvidos tinham alíquota média de 11% e o foco são aqueles que não têm fabricação no Brasil, de acordo com a pasta.

Estima-se que essa redução tarifária favorecerá a importação de bens avaliados em mais de US$ 800 milhões, com investimentos previstos em mais de 40 setores da economia, como metalurgia, eletricidade, fabricação de veículos automotores, máquinas e equipamentos, e fabricação de celulose, papel e produtos de papel. Cerca de 80% dos equipamentos beneficiados serão importados dos Estados Unidos, China, Alemanha e Itália, pois não há produção nacional nesses casos.

A medida visa estimular os investimentos produtivos no país, reduzir custos para a indústria e gerar empregos em diversos setores da economia brasileira.

Leia mais clicando aqui.