Grupo Gestor do Brazilian Furniture se reúne durante a FIMMA 2013, em Bento Gonçalves

14/05/2013

 

 

Para apresentar um balanço das principais iniciativas realizadas no primeiro trimestre e as atividades previstas para os próximos meses, o Grupo Gestor do Projeto Brazilian Furniture esteve reunido no dia 20 de março, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, durante a FIMMA Brasil 2013, a quinta maior feira mundial para a cadeia produtiva da madeira e móveis. Participaram do encontro representantes de 11 empresas e do sindicato de Chapecó.


Na pauta da reunião, entre outros tópicos, as expectativas para os Projetos Vendedor Peru e Chile, as ações previstas para o mercado-norte americano nos meses de junho e setembro e o Projeto Comprador Copa das Confederações. Também foi detalhada a Ação de Sustentabilidade que está sendo conduzida em parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EASP (GVces) para traçar diretrizes com atributos socioambientais de forma a destacar o Brasil no cenário moveleiro internacional e assim aumentar a competitividade das empresas nacionais.


Destaque para a apresentação do projeto de ranqueamento de mercado. “Nele, as empresas escolhem 40 mercados a serem analisados pela equipe de especialistas da Apex-Brasil, que realizará um estudo com dados quantitativos para analisar o potencial importador. As companhias discutem, então, as suas percepções qualitativas sobre cada um desses mercados e dão uma nota para o conjunto total de critérios”, explica João Araújo Pinto Neto, gerente do Brazilian Furniture.


Na oportunidade, também foi detalhado o Plano Brasil Maior para o setor de móveis e apresentada a agenda de roadshow institucional da Apex-Brasil, uma série de encontros para a discussão de temas de interesse dos empresários do setor e que terá início em junho.


Em sua 11ª edição, a FIMMA recebeu o público recorde de 45.443 visitantes e 653 expositores. A previsão de negócios projetada é de US$ 439 milhões, 9% a mais que na edição anterior.