imm Cologne anuncia adiamento para 2023

14/12/2021

A imm Cologne, feira de móveis alemã que ocorreria entre 17 e 23 de janeiro de 2022, com a participação de empresas brasileiras associadas ao Projeto Setorial Brazilian Furniture, anunciou na última quinta-feira (09), o adiamento oficial do evento para 2023, em virtude do aumento no número de casos pela nova variante de Coronavírus, a Ômicron, na Europa e outros continentes.

Embora não haja restrições legais quanto à realização da feira, a diretoria da imm acredita que esta seja a melhor decisão a ser tomada. O conselho executivo da Koelnmesse, organizadora do evento, chegou a tal conclusão em consulta com a Associação da Indústria Alemã de Móveis (VDM) e em acordo com outros reconhecidos representantes da indústria moveleira em nível internacional. 

Eles ressaltam, porém, que “esta etapa se restringe exclusivamente à imm cologne marcada para janeiro de 2022”. Desta forma, os organizadores continuam trabalhando no planejamento de outros eventos de primavera no próximo ano. 

 

Saúde pública é determinante para a decisão de adiar o evento marcado para 2022

Tendo a saúde pública e o bem-estar dos participantes no topo das preocupações da direção do evento, a VDM vê o atual contexto da pandemia como uma ameaça à retomada economicamente sustentável e bem-sucedida da imm Cologne — uma das líderes mundiais no setor de eventos moveleiros e de decoração —, que já foi adiada em 2021. 

“Após consulta a vários expositores, representantes da indústria e parceiros comerciais alemães, percebeu-se que havia grande dúvida sobre a participação destes na edição de janeiro, devido à situação atual, o que tornou a realização da imm Cologne, em janeiro de 2022, questionável”, ressaltou Jan Kurth, CEO do VDM. Feedback semelhante também veio de muitos outros países europeus.

“As atuais condições básicas para a realização de um evento bem estruturado para a indústria de móveis e de design de interiores tornam a praticabilidade desta edição quase impossível”, compartilha também Oliver Frese, COO da Koelnmesse. “Não tomamos essa decisão tão amarga facilmente, mas consideramos ser nossa obrigação dar esse passo agora em consulta com a indústria. Dessa forma, proporcionamos clareza e segurança no planejamento e no interesse de nossos expositores.” 

Ele continua: “Atualmente, é bastante claro como as indústrias vêm reagindo de maneira peculiar à situação atual. De tal maneira, determinamos uma estimativa heterogênea entre as empresas expositoras diante da persistente situação de pandemia na Alemanha”. 

 

Edição de 2022 marcaria a retomada do evento

Um quadro positivo ainda se formava para a realização da imm Cologne com o fim do prazo para cancelamento sem penalidades em meados de outubro deste ano: já com 600 expositores de mais de 50 países confirmados, o evento teria sido um dos maiores e mais relevantes fóruns para a indústria de móveis e interiores no mundo. 

O intercâmbio profissional e o networking entre empresas internacionalmente ativas com visitantes profissionais altamente qualificados fornecem a base em cada edição do evento para inovações voltadas para o futuro e para o desenvolvimento de novos modelos de negócios. Desta forma, a imm Cologne garante importantes impulsos de negócios para o setor. Esta seria a primeira participação do Projeto Brazilian Furniture no evento. 

A Koelnmesse, junto com a VDM e expositores, no entanto, comprometem-se a fazer tudo o que for possível para garantir uma imm Cologne ainda maior e mais inovadora em 2023.

A ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário e a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, idealizadoras do Projeto Setorial Brazilian Furniture, lamentam a situação e compartilham da decisão dos organizadores da feira, tendo como principal foco a saúde e a segurança de seus parceiros. 

Manteremos nossos associados informados. 

 

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL

Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com