INDÚSTRIA BRASILEIRA DE MÓVEIS PARTICIPA DA 35ª EDIÇÃO DA FEIRA EXPO MUEBLE INTERNACIONAL INVIERNO

31/03/2016

Realizada na cidade de Guadalajara, no México, a Feira Expo Mueble Internacional Invierno ocorreu entre os dias 17 a 20 de fevereiro de 2016, com a participação de 12 empresas brasileiras associadas ao Projeto Brazilian Furniture, fruto da parceria entre a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário - ABIMÓVEL e a Agência Brasileira de Promoções de Exportações e Investimentos - Apex-Brasil. Integrou a agenda da missão brasileira, um seminário técnico em 15 de fevereiro e uma conferência internacional, no dia 18 de fevereiro.

Promovida e organizada pela Asociación de Fabricantes de Muebles de Jalisco - AFAMJAL, a referida Feira comemorou sua 35ª edição, sendo considerada o maior evento da América Latina para o setor, com uma área de 65 mil m². A participação brasileira ocorre desde 2005.


EMPRESAS PARTICIPANTES

As 12 empresas participantes da ação no México (Artely, Artesano, Bertolini, BRV, Carraro, Flexform, Italinea, Linea Brasil, Politorno, Somopar e Vamol), receberam acompanhamento direto das equipes da ABIMÓVEL/Projeto Brazilian Furniture e da Apex-Brasil.


PROGRAMAÇÃO INSTITUCIONAL

A agenda do dia 15 de fevereiro, promovida pela ABIMÓVEL/Projeto Brazilian Furniture e Apex-Brasil, visou preparar os executivos e empresários acerca de informações do mercado mexicano de móveis e em relação as oportunidades de negócios, ao mesmo tempo que desenvolver um relacionamento institucional com os convidados, representados pelo Presidente da AFAMJAL, Sr. Rigoberto Chávez, seu Vice-presidente, Sr. Gilberto García e pelo Presidente da Associação Nacional dos Importadores, Sr. Adrián Sandoval.
Em 18 de fevereiro, a missão brasileira, a convite da AFAMJAL participou de uma conferência internacional, denominada “2016: El ruído político y la lenta construcción de futuro”, proferida pelo Lic. Federico Reyes Heroles, em que foram apresentados da economia mundial, em que foram destacados indicadores de mercado.

PROGRAMAÇÃO DE NEGÓCIOS
A agenda de negócios da missão, ocorreu de 17 a 20 de fevereiro, período de realização da Feira, em que observou-se uma alta visitação de compradores de grandes redes como Coppel, Elektra, dentre outras. Também é válido mencionar o alto potencial do mercado mexicano para a indústria brasileira, tendo em vista que em 2015, o mercado alcançou 0 10º lugar no destina das exportações brasileiras de móveis, das empresas associadas.


RESULTADOS

? Valor de negócios gerados: US$ 545.000,00;
? Quantidade de negócios gerados: 21;
? Expectativa de negócios para os próximos 12 meses: US$ 4.040.000,00;
? Quantidade de negócios esperados: 54;
? Número de contatos realizados: 229;
? Principais países de origem dos contatos: México, Guatemala, EUA e Costa Rica;
? Valor global gerado com a ação: US$ 4.585.000,00.

A partir destes resultados, Daniel Lutz, Presidente da ABIMÓVEL, relata que a ação no mercado mexicano visou fortalecer e ampliar a participação da indústria brasileira naquele mercado, demonstrando a capacidade de produção e de outros ativos competitivos de mercado.

Neste sentido, apresentamos abaixo, o depoimento de dois executivos que participaram da ação e reflete a importância da ação:

“A Expomueble Guadalajara, é um evento de suma importância para a Politorno Móveis. A cada edição que participamos abrimos um novo canal de comercialização no México, além de fortalecer com aqueles que já possuímos e também mostrar-lhes nossos lançamentos”. Cesar Nepomuceno, Export Manager.

“A participação na Feira Expo Mueble foi muito proveitosa para a Flexform. O evento foi nosso primeiro contato com o mercado mexicano e já conseguimos visualizar negócios promissores para os próximos meses, foram mais de 50 contatos com clientes, e potenciais distribuidores locais. Destes contatos, estamos em negociação com 10 compradores de redes locais para entrada dos produtos da Flexform. Agradecemos ao Projeto Brazilian Furniture, a ABIMÓVEL e a Apex-Brasil pela perfeita organização do evento, que possibilitou a entrada da empresa no mercado mexicano”. Marc Hesseling, Executivo Comercial.