‘La natura quale fonte de ispirazione’: mobiliário brasileiro ganha as páginas da INTERNI Magazine

16/11/2023

Indústrias e designers brasileiros ligados ao Projeto Brazilian Furniture tiveram suas peças “one-of-a-kind” destacadas na edição de novembro da revista italiana

 

A rica biodiversidade brasileira serve como fonte ideal de inspiração para as indústrias e os designers de móveis participantes do Projeto Setorial Brazilian Furniture, iniciativa da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que ao levar o mobiliário nacional para o mundo, ganhou também as páginas da última edição da revista italiana INTERNI, uma das mais respeitadas publicações no ramo do design contemporâneo e de interiores.

Além de proporcionar móveis de qualidade e duradouros, com materiais originais e resistentes, a riqueza natural do país inspira conexões e histórias únicas, refletidas em peças com formas orgânicas, técnicas autênticas e produzidas com um profundo respeito pelo meio ambiente e pelas comunidades locais. Pontos, estes, que formam a trama da matéria publicada na edição de novembro da INTERNI: “La natura quale fonte di ispirazione” (“A natureza como fonte de inspiração”).

“Com um ecossistema entre os mais diversificados do mundo como impulso à criação e uma indústria de móveis que apoia e encoraja a criatividade, os designers brasileiros desenvolvem móveis e objetos que, frequentemente, são verdadeiras criações únicas”, ressalta a introdução da matéria.

Entre as empresas e os designers selecionados pela equipe de jornalismo da INTERNI e citados no conteúdo, destacam-se nomes como a Officina, apresentando a poltrona Baixa o Facho, criação de Marcelo Bilac, inspirada nas formações rochosas da Região Metropolitana do Cariri; a Linee, com a poltrona Guda, em parceria com o Estúdio Galho, que faz referência ao nostálgico jogo de “bolinhas de gude”; além da CGS, com a poltrona Lapa, de Alexandre Kasper, refletindo as curvas dos arcos do aqueduto no boêmio bairro homônimo do Rio de Janeiro. Além disso, a granitos.com, por meio do designer Emerson Borges, também esteve presente com a mesa de centro Volo, uma peça única com uma superfície de pedra que exibe características fascinantes.

Essas empresas e designers exemplificam como o Projeto Setorial Brazilian Furniture utiliza a natureza como uma fonte de inspiração para criar móveis que não são apenas esteticamente agradáveis, mas também sustentáveis e originais. 

Além disso, a matéria da INTERNI cita também o trabalho no setor de pedras ornamentais a partir do It’s Natural – Brazilian Natural Stone, projeto do Centrorochas (Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais) em parceria com a ApexBrasil, destacando designers como Araciene Pessin e Samuel de Almeida.

Tudo isso, reforçando a capacidade única do Brasil em unir natureza e criatividade, estabelecendo o país como um líder inovador no design e na indústria do mobiliário global.

Veja a matéria completa em italiano e inglês clicandoaqui.

 

Projeto Setorial Brazilian Furniture

O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que tem por objetivo incrementar a participação da indústria brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas tendo como base os pilares da sustentabilidade, competitividade e do design integrado à indústria, voltados para o mercado global.

Atualmente, o Brazilian Furniture conta com a participação de cerca de 150 empresas que possuem acesso a informações de Inteligência Comercial e Competitiva, Feiras e Missões Comerciais Internacionais, Projetos Comprador, Projeto Imagem, Programa de Design Integrado à Indústria, entre outras inúmeras atividades no exterior.

A proposta de promoção comercial em alinhamento prevê um trabalho robusto, com ações estruturantes e estratégicas em mercados-alvos prioritários e secundários, tanto em formato físico quanto remoto, ampliando ainda mais as possibilidades de participação e engajamento das empresas associadas ao projeto e compradores internacionais.

Faça parte do Projeto: brazilianfurniture.org.br

 

Sobre a ABIMÓVEL

A ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) trabalha há mais de três décadas para fortalecer a indústria e o setor moveleiro nacional. Em parceria com setores público e privado, busca impulsionar a produção, melhorar o ambiente de negócios e criar oportunidades. Suas iniciativas incluem programas de exportação, sustentabilidade, design integrado à indústria e suporte aos micro e pequenos negócios, promovendo competitividade e inovação.

 

Sobre a ApexBrasil

A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com