‘Luxo confortável’ do móvel brasileiro chama a atenção nos EUA

11/10/2023

Imagem: Tidelli

 

Confira o artigo produzido pela editora de design americana, Laura Joralemon, para o ICFF News

 

Enquanto 21 empresas participantes do Projeto Setorial Brazilian Furniture se preparam para a edição de outono da High Point Market 2023, que começa neste fim de semana (14) e vai até a próxima quarta-feira (18), é hora de relembrarmos mais ações importantes realizadas neste ano pela ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) nos Estados Unidos, país que é o maior parceiro comercial da indústria brasileira de móveis.

Quem nos apoia com isso é a própria organização da ICFF (International Contemporary Furniture Fair), que ocorreu no último mês de maio em Nova York e é considerada a maior feira de mobiliário contemporâneo da América do Norte. Em conteúdo exclusivo assinado pela editora de design e jornalista Laura Joralemon, a especialista relembra e exalta “o luxo confortável e acolhedor” dos produtos e conceitos apresentados no Pavilhão Brasileiro na ICFF 2023.

 

Confira a versão traduzida do conteúdo abaixo:

Design do Brasil na ICFF 2023 

O Pavilhão Brasileiro na ICFF 2023 deu as boas-vindas aos visitantes com madeiras reluzentes, cordas intrincadamente trançadas e móveis para áreas externas que clamam para que você abra as portas e viva sua vida ao ar livre — da forma mais luxuosa possível. Confira as marcas brasileiras que participaram da ICFF no Jacob K. Javits Convention Center, em Nova York, em maio deste ano.

 

The Vico chair from Doimo

 

Doimo

A Doimo decifra tendências acompanhando a evolução das pessoas e como elas usam seus espaços e as traduz em seus móveis. A simplicidade, a criatividade e a tecnologia permitem a criação de peças que se adaptam a todos os estilos de vida.

 

 

GebbWork

A GebbWork foi fundada com base em cinco pilares básicos: qualidade, inovação, valor, flexibilidade e agilidade. Seus móveis de escritório oferecem estilo e sustentabilidade, exibidos na ICFF 2023 na forma da coleção Vitago.

“Essa linha inovadora traz consigo uma série de novidades, como a inclusão de itens com lâminas de madeira natural, mesas com pés, cavaletes e eletricidade”, compartilha a marca. “O resultado é uma solução elegante e marcante, perfeitamente adequada a uma variedade de projetos corporativos.”

 

J.Marcon

A J.Marcon fabrica e fornece móveis que proporcionam conforto, funcionalidade e beleza para melhorar a qualidade de vida das pessoas, com foco no design, na qualidade e na ergonomia.

 

Modalle at ICFF - ABIMÓVEL

 

Modalle

A Modalle desenvolve móveis de luxo, assinados e feitos à mão, que proporcionam conforto, união e boas experiências.

 

Mundo Móveis at ICFF 2023, credit Jenna Bascom

 

Mundo Móveis

A missão da Mundo Móveis é oferecer conforto ao alcance de todos, com foco na produção de móveis que proporcionem design, inovação e acolhimento a preços baixos e acessíveis.

 

The Round Kitchen by Ornare

 

Ornare

A Ornare é uma empresa internacional líder em design de luxo, com uma longa tradição de trabalho artesanal, que oferece móveis sob medida.

Fundada pelos engenheiros Murillo Schattan e Esther Schattan, tendo a alta tecnologia e a qualidade como preceitos básicos da empresa, a marca oferece soluções variadas em cozinhas, closets, home theaters, salas de estar, home offices e banheiros, sempre levando em conta o estilo e a individualidade de cada cliente.

 

Image courtesy of Ronega Continuità

 

Ronega | Continuità

A Ronega começou como uma empresa familiar brasileira em 1984, a partir do sonho de um jovem empresário. Hoje, a empresa de móveis cresceu com a missão de melhorar o passado, construir o presente e arquitetar o futuro.

 

Tables from Rudnick at ICFF 2023, credit Jenna Bascom

 

Rudnick

A Rudnick atua no mercado de móveis há mais de 80 anos. Por meio de seu amor pelo trabalho e compromisso com o cliente, eles produzem móveis que trazem estilo para a vida cotidiana.

 

Sergio Matos at ICFF 2023, credit Jenna Bascom

 

Sérgio Matos

Sérgio Matos desenvolve móveis e produtos de decoração. Desde a abertura do estúdio em 2010, o designer ganhou prêmios nacionais e internacionais por suas colaborações para fortalecer a imagem do design brasileiro.

 

Image courtesy of Sier

 

Lightweight, stackable wood side chairs from Sier

 

Sier

A missão da Sier é criar produtos originais para o exigente cliente de móveis de alto padrão, que durarão a vida toda. Uma meta que os inspira a inovar continuamente.

 

Sollos at ICFF 2023, credit Jenna Bascom

 

Sollos

As peças da Sollos são resultados de um design conciso, execução precisa, acabamentos meticulosos e do uso responsável de materiais. Seus métodos de produção híbridos vão desde o uso de máquinas até a celebração das virtudes do trabalho manual, resultando em peças elegantes, funcionais e belas.

 

Tidelli at ICFF 2023, credit Jenna Bascom

 

 

Detail of the Vimare collection from Tidelli

 

Credit Jenna Bascom

 

Tidelli

Entre diversos conceitos, a Tidelli aposta nos móveis de corda feitos à mão no Brasil para ambientes externos 100% personalizáveis, de pessoas para pessoas.

The Suma dining table from Uultis

 

Uultis

A Uultis projeta móveis feitos para inspirar, fabricados no Brasil e oferecidos pelo Grupo Herval.

 

Acesse a versão original do conteúdo em inglês: https://icff.com/stories/design-from-brazil-at-icff-2023/

*Laura Joralemon para ICFF News.

 

High Point Market – Outono 2023

Que tal agora conhecer em primeira mão o que será apresentado por mais 21 empresas brasileiras desta vez na High Point Market, evento que ocorre na cidade de High Point, localizada no estado da Carolina do Norte e mundialmente reconhecida por sua reputação na indústria moveleira? Continue acompanhando o site e as redes sociais da ABIMÓVEL! 

 

Projeto Setorial Brazilian Furniture

O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que tem por objetivo incrementar a participação da indústria brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas tendo como base os pilares da sustentabilidade, competitividade e do design integrado à indústria, voltados para o mercado global.

Atualmente, o Brazilian Furniture conta com a participação de cerca de 150 empresas que possuem acesso a informações de Inteligência Comercial e Competitiva, Feiras e Missões Comerciais Internacionais, Projetos Comprador, Projeto Imagem, Programa de Design Integrado à Indústria, entre outras inúmeras atividades no exterior.

Para este e o próximo ano, a proposta de promoção comercial em alinhamento prevê um trabalho robusto, com mais de 50 ações estruturantes e estratégicas em mercados-alvos prioritários e secundários, tanto em formato físico quanto remoto, ampliando ainda mais as possibilidades de participação e engajamento das empresas associadas ao projeto e compradores internacionais.

Faça parte do Projeto: brazilianfurniture.org.br

 

Sobre a ABIMÓVEL

A ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) trabalha há mais de três décadas para fortalecer a indústria e o setor moveleiro nacional. Em parceria com setores público e privado, busca impulsionar a produção, melhorar o ambiente de negócios e criar oportunidades. Suas iniciativas incluem programas de exportação, sustentabilidade, design integrado à indústria e suporte aos micro e pequenos negócios, promovendo competitividade e inovação.

 

Sobre a ApexBrasil

A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com