Mais de uma década de transformações: desempenho, desafios e perspectivas das pequenas empresas industriais brasileiras

04/03/2024

Imagem: Freepik

 

O desempenho das pequenas indústrias oscilou ao longo dos últimos anos, mas pode ser considerado relativamente positivo em 2023. Já as condições financeiras não apresentaram melhora significativa em pouco mais de uma década. E é justamente nesse sentido que se dá o trabalho do PDCIMob (Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração do Mobiliário), desenvolvido pela ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e pelo SEBRAE Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Indústrias) com vista ao incremento da competitividade, otimização da gestão, produção e comercialização, e melhoria do ambiente de negócios como um todo para as micro e pequenas indústrias do setor de móveis. 

Com relação aos principais problemas enfrentados nos últimos dez anos, a elevada carga tributária foi uma questão relevante, figurando nas primeiras posições do Panorama da Pequena Indústria ao longo do período. A pesquisa é comandada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e apresenta recentemente novos problemas que vêm ganhando notoriedade, como competição desleal e falta ou alto custo do trabalhador qualificado. 

Atualmente, contudo, o Índice de Confiança do Empresário Industrial de pequeno porte encontra-se acima da linha divisória de 50 pontos, indicando confiança e as perspectivas para os próximos seis meses melhoraram. Projetos como o PDCIMob e recentes medidas de apoio de estímulo à competitividade para o segmento podem estar contribuindo para o aumento do índice.

A ABIMÓVEL traz um conteúdo completo sobre o tema, traçando os principais pontos levantados na edição especial do Panorama da Pequena Indústria na próxima semana. Continue nos acompanhando!